Mostrando postagens com marcador Luciano Bivar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Luciano Bivar. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Sem Luciano Bivar, Sport traça novo rumo

O atual vice-presidente Executivo rubro-negro, João Humberto Martorelli, assume o posto de mandatário do clube e terá a missão de reformular o futebol com o retorno à Série A (Foto: Julio Jacobina)

Por SuperEsportes

E o “primeiro dia de 2014” do Sport começou movimentado. Não da maneira que se esperava. Quando se aguardavam novidades sobre o planejamento para o próximo ano, como a renovação do técnico Geninho ou de algum jogador, a notícia que veio à tona surpreendeu. No início da tarde, Luciano Bivar anunciou que pediria licença da presidência do clube, porque pretende concorrer nas eleições ao cargo de deputado federal. No lugar dele, quem deve assumir é o vice, João Humberto Martorelli.

A saída de Bivar, um ano antes do fim do seu mandato, muda completamente os rumos do Sport. Ele tinha uma maneira bastante específica de conduzir o clube, principalmente com relação ao futebol. Durante o Pernambucano deste ano, deu a Marcos Amaral, seu homem de confiança, o cargo de executivo remunerado. Na Série B, em um momento de crise, porém, teve de recorrer a um conselho consultivo, trazendo de volta nomes como Gustavo Dubeux para o futebol.

O primeiro passo da mudança foi dado tão logo Bivar comunicou às demais lideranças rubro-negras sua decisão de pedir licença da presidência. O conselho consultivo, que já tinha perdido a colaboração de Dubeux, foi dissolvido. O próprio Luciano deixou a cargo de Martorelli a decisão sobre o novo modelo de gestão do futebol.

Será necessário um processo burocrático que correrá no Conselho Deliberativo para efetivar o pedido de licença de Bivar e conduzir Martorelli à presidência. Por isso, oficialmente, Bivar continua no cargo até que tudo seja concluído. A decisão de sair, segundo ele, se deu para que o planejamento para 2014 seja feito pelo novo presidente. Em viagem por motivos profissionais a Brasília, porém, Martorelli só deve começar a ficar a par da situação do clube amanhã, quando voltar. Seu celular, inclusive, passou o dia de ontem desligado.

Pessoas ligadas a Martorelli garantem que ele não vai abrir mão de assumir a presidência, mesmo tendo sido pego de surpresa com a decisão de Bivar. É muito provável que a maneira de conduzir o futebol seja completamente diferente. Há quem aposte na vinda de um diretor remunerado de futebol de fora do estado. Muito ligado a Gustavo Dubeux, ele deve seguir os conselhos do ex-presidente, que permanece fora da linha de frente do futebol, mas continua contribuindo nos bastidores.

Números de Luciano Bivar no Sport

6 mandatos
1 renúncia
1 licença
3 acessos
2 rebaixamentos
5 campeonatos pernambucanos
1 Copa do Nordeste
1 Série B

No Sport, diretoria convoca reunião para traçar novos rumos do clube

Globoesporte.com

Uma reunião, marcada para esta quarta-feira, definirá como será o organograma do Sport para a próxima temporada. Com a saída do presidente Luciano Bivar, que pediu afastamento do cargo para disputar um cargo de deputado federal nas eleições 2014, as lideranças do clube marcaram um encontro com o vice-presidente rubro-negro, João Humberto Martorelli. Ele assumirá o comando do clube. Na reunião, também estará o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gustavo Dubeux.

A tendência é que o grupo liderado por Gustavo Dubeux assuma o controle do futebol do clube. Com isso, um diretor remunerado seria contratado para atuar na função que atualmente é desempenhada por Marcos Amaral. Segundo o dirigente, no entanto, nada será definido antes do encontro com as lideranças do clube.

- É uma situação nova. Nós tínhamos marcado uma reunião com o presidente (Luciano Bivar) para mostrarmos um planejamento. Agora, vamos conversar para sabermos os rumos que tomaremos. Não existe nada definido sobre futebol ou qualquer outro setor. Tudo será conversado, discutido e analisado na quarta-feira – falou Dubeux.

Mesmo com a esquiva do dirigente, uma reformulação geral do departamento de futebol do clube deverá ser iniciada. Além do executivo de futebol do clube, Marcos Amaral, o gerente de futebol, Sandro Goiano, não deve permanecer. Embora tenha evitado falar sobre a saída de qualquer funcionário, Gustavo Dubeux disse que o clube precisa se profissionalizar para o próximo ano.

- O fato é que precisamos nos profissionalizar. Não existe nada sobre quem fica ou não. Mas tenho certeza que iremos fortes na próxima temporada.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bivar se afasta do comando do Sport para ser candidato a deputado federal

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

Após conquistar o acesso à Série A, o presidente do Sport, Luciano Bivar, decidiu pedir afastamento das funções no clube para se dedicar à campanha a deputado federal. Segundo o mandatário rubro-negro, sua decisão é uma forma de evitar que ele seja acusado de usar a imagem do clube em benefício próprio.

- Não acho que seja algo benéfico para o clube eu ser candidato e ter que dividir minhas atenções entre Sport e política. Então, estou me afastando e tenho certeza de que o Sport ficará em boas mãos. Essa é uma forma de evitar que as pessoas que querem prejudicar o clube usem o fato de eu ser candidato para falar que estou tirando proveito do clube.

Com a saída de Bivar, o vice-presidente do clube, João Humberto Martorelli, deverá assumir a função. No entanto, nos bastidores, cresce a pressão para que ele também peça afastamento. Dessa forma, o presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Dubeux, assumiria o posto.

Ainda de acordo com Luciano Bivar, o “Conselho Gestor”, feito para orientar o departamento de futebol também foi desfeito. No entanto, Marcos Amaral segue como executivo remunerado. O dirigente, porém, reconheceu que mudanças podem ser feitas.

- O futebol continuará como está. Estamos mudando apenas o conselho gestor, que foi desfeita. O Marcos continua no cargo, mas isso dependerá também de quem vai ficar no meu lugar.

Essa é a segunda vez que Luciano Bivar se afasta do cargo durante o mandato. Durante o biênio 2000/2001, ele deixou o posto por não aguentar a pressão da torcida, após perder o hexacampeonato pernambucano para o Náutico. Eleito para o biênio 2013/2014, Bivar ficará de fora até outubro, mês das eleições presidenciais.

Na semana passada, Bivar deu diversas declarações sobre o planejamento do Sport para 2014. O dirigente afirmou que o Leão teria uma política de pés no chão e que não faria loucuras para segurar alguns atletas ou na hora de contratar novos jogadores. Ele também era um dos principais defensores da renovação de contrato com o técnico Geninho.

Ano recheado de polêmicas

Luciano Bivar se envolveu em diversas polêmicas ao longo dos anos. Na mais recente, ele afirmou que pediria a quebra do sigilo bancário do juiz Marcelo de Lima Henrique. O árbitrou apitou o jogo entre o Sport e o Ceará, no qual os pernambucanos foram goleados. O juiz respondeu dizendo que processaria o dirigente rubro-negro.

Criticado por boa parte da torcida, mesmo com o acesso à Série A, Bivar recebeu as maiores críticas logo após o Sport perder o título pernambucano para o Santa Cruz. Na campanha da Série B, ele também foi questionado e respondeu dizendo dizendo que a sua gestão era boa e que o clube não era a República das Bananas. A irritação da torcida era tamanha que os rubro-negros, inclusive, chegaram a "leiloar" o presidente.

A maior polêmica de Luciano Bivar, no entanto, foi no primeiro semestre. O presidente do Sport declarou que havia negociado a convocação de Leomar, então jogador do clube, para a Seleção Brasileira. Pelas declarações, ele foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e punido.

Quando o Sport venceu o Náutico e conquistou uma vaga na Sul-Americana, Bivar apareceu em cena novamente. Mas o presidente surgiu para evitar mais uma polêmica. Ele proibiu que o departamento de marketing do clube lançasse uma camisa provocativa ao rival pelo sucesso dos rubro-negros no torneio.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Bivar diz que Sport está com caixa zerado para próxima temporada

Foto: Aldo Carneiro
Globoesporte.com

Quando assumiu a presidência do Sport, Luciano Bivar herdou um orçamento de R$ 10 milhões no caixa do clube. Passados 11 meses do início de sua gestão, o dinheiro, segundo o dirigente, acabou. Segundo o mandatário, a verba foi utilizada para cumprir as obrigações orçamentárias, pois o clube não possui patrocínio master.

- Quando recebemos o clube, o Sport tinha um adiantamento dos direitos de transmissão e isso foi fundamental. Então, tínhamos um caixa de R$10 milhões. No entanto, esse dinheiro foi sendo utilizado durante toda a temporada e estamos zerados. O dinheiro acabou e precisamos nos programar e buscar receitas para a próxima temporada. Tudo o que tínhamos, nós investimos para levar o clube de volta para a Série A.

Preocupado em diminuir os gastos do clube, Luciano Bivar disse que o departamento de futebol foi informado de que não poderá onerar a folha de pagamento para a temporada 2014.

- Já informei ao nosso diretor de futebol que não podemos fazer loucuras. A primeira medida é organizar as contas, para que depois a gente possa partir para contratações, que certamente faremos.

Veículos de imprensa terão que pagar para cobrir o clube

Obcecado por gerar novas receitas, o presidente do Sport decidiu cobrar para que os veículos de comunicação tenham acesso à cobertura do clube. De acordo com o dirigente, o Sport precisa profissionalizar a divulgação da sua marca.

- Encaminhamos um ofício para todos os diretores das empresas de comunicação, para que possamos acertar um contrato de imagem. Se as rádios, os jornais e os canais de televisão querem ter acesso ao clube e utilizar as nossas dependências, o justo é que eles paguem por isso. Isso serve também para que os profissionais que trabalham aqui tenham mais segurança, também. limita e profissionaliza.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bivar agenda assinatura do contrato com Geninho para próxima segunda

Foto: Elton de Castro

Globoesporte.com

A visita do presidente Luciano Bivar marcou o primeiro dia de treinamento do Sport após o acesso. Acompanhado do executivo de futebol, Marcos Amaral, o mandatário convocou o técnico Geninho para uma reunião, que aconteceu no campo de treinamento da Ilha do Retiro. De acordo com o dirigente, o encontro serviu para alinhar o acerto do novo contrato com o treinador, que deverá ser assinado na próxima semana.

- Conversamos com Geninho e estamos começando o planejamento para o próximo ano. Foi uma conversa produtiva e acredito que, na próxima segunda-feira, tudo estará definido para que possamos dar continuidade.

Para o dirigente, o acerto com o treinador é determinante para que ele possa dar partida na questão que considera mais urgente: reformulação do elenco.

- Não podemos ajustar nada sem o treinador. Mas vamos disputar uma competição dificílima. Temos que contratar. Essa tem sido a minha principal preocupação e vamos, certamente, montar um time forte.

Ainda de acordo com o dirigente, o principal desafio será montar um grupo onde os atletas sejam, de fato, utilizados pelo treinador.

- Pagamos a muitos jogadores que estão emprestados. Isso faz com que a nossa folha salarial fique muito elevada. A nossa ideia é diminuir esse número de atletas que pagamos e não utilizamos, para que possamos investir de forma concreta.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Presidente do Sport pretende renovar vínculo de Geninho com o clube

Foto: Aldo Carneiro
Globoesporte.com

No que depender do presidente do Sport, Luciano Bivar, o técnico Geninho continuará à frente da equipe para a próxima temporada. De acordo com o mandatário, o Rubro-negro apresentará uma proposta para o treinador após a partida contra o Paysandu, no próximo sábado.

- O técnico do Sport em 2014 será o Geninho. Pelo menos, essa é a nossa ideia. Vamos lhe oferecer um contrato de mais um ano.

Com o acesso à Série A garantido, o dirigente afirmou que o momento é para planejar a próxima temporada.

- Estamos nos reunindo com o Conselho Gestor para fechar o nosso planejamento. Decidir quem fica e quem sai, mas isso ficará mais para a próxima semana.

Ainda de acordo com o dirigente, o treinador terá um papel importante na montagem do elenco.

- Só podemos resolver o elenco quando acertamos com o técnico. Espero que seja o Geninho, pois ele conhece o grupo. Mas o certo é que vamos nos reforçar bem.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bivar diz que o Sport terá política de 'pés no chão' em 2014: 'Sem loucuras'

Foto: Aldo Carneiro
Globoesporte.com

Ainda no calor da comemoração pelo acesso do Sport, o presidente rubro-negro, Luciano Bivar, começa a traçar o planejamento para próxima temporada. Convicto de que o seu primeiro ano à frente do clube (no biênio 2012/2013) foi bom, o mandatário afirmou que não pretende mudar a formatação do seu departamento de futebol e que o orçamento destinado para a montagem do elenco dependerá do que for arrecadado com os patrocinadores.

- Nosso acesso foi a confirmação de que o trabalho foi muito bem feito. Nos propusermos a levar o clube para a Série A e conseguimos. O executivo de futebol Marcos Amaral fez um trabalho irretocável e está mantido para a próxima temporada. Estamos começando o nosso planejamento e certamente ele será um dos responsáveis por isso. Lógico que mantemos o nosso conselho gestor, tudo igual ao que fizemos este ano.

Ciente de que precisa reformular o elenco, Bivar afirmou que sua preocupação está em manter os atacantes Neto Baiano e Marcos Aurélio.
Foto: Aldo Carneiro
- Claro que tenho a intenção de permanecer com Marcos Aurélio e Neto Baiano. No entanto, o Sport não fará loucuras. Iremos até o nosso limite, mas não irei cometer atos irresponsáveis. Até porque ninguém é insubstituível.

Ainda sem saber o orçamento da próxima temporada, Luciano Bivar preferiu não estabelecer um teto orçamentário para 2014.

- Não tenho como precisar de quanto será o nosso orçamento. Até porque vamos ver se teremos mais receitas. O investimento para a próxima temporada será feito com base na nossa receita. Este ano, investimos tudo o que podíamos e assim será feito sempre. Com responsabilidade e sempre querendo qualificar o grupo.

Com relação à continuidade do presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gustavo Dubeux, à frente do futebol, Luciano Bivar disse contar com o apoio do companheiro. No entanto, deu a entender que não está disposto a mudar o organograma do clube.

- A participação do Gustavo foi importantíssima. Alias, a participação do Conselho Consultivo, que também tinha o Luciano Monte e Arnaldo Barros. Todo rubro-negro que queira ajudar será muito bem-vindo. Tudo funcionará como agora. Com o Conselho Consultivo, dando apoio ao Marcos Amaral, que será o nosso executivo de futebol.

sábado, 5 de outubro de 2013

Neto Baiano revela cobrança do presidente e se mostra aliviado com primeiro gol

Foto: Ricardo Fernandes

Por SuperEsportes

Era a estreia. A bola sobrou para o centroavante após um passe de Marcos Aurélio. Perdeu. A chance era claríssima. A primeira impressão de Neto Baiano, para a torcida do Sport, foi ruim. Muito ruim. Muda o jogo: do Joinville para o América-RN. Mais uma oportunidade. Dessa vez, uma "bicuda". Chute certo. Gol. Foi assim que novo candidato deu o primeiro passo positivo a acabar com a maldição do centroavante no time.

A comemoração de Neto Baiano veio acompanhada do alívio. Afinal, após o gol, ele revelou que foi cobrado muito pelo presidente do Sport, Luciano Bivar. "Fiquei de cabeça quente um pouco (depois que perdeu o gol contra o Joinville). Minha mulher cobrando, muita gente cobrando. Eu pensei em chutar com força para fazer logo esse gol. Faz tempo que não dou uma coletiva dessa por ter feito um gol. O presidente cobrou muito também", disse o atacante.

O jogador, agora, espera ter dado o primeiro passo para conseguir acabar com a má fase dos centroavantes no clube. "O último gol que eu fiz no Goiás foi na final. Todo time que passei, eu fiz gol. Cheguei aqui e tive uma chance logo de frente com o goleiro e acabei perdendo. Eu acabei pensando: 'que zica'. Graças a Deus, eu tive a chance de fazer nessa partida", declarou.

Neto Baiano ainda se mostrou sincero e disse que não é o momento de assumir a titularidade da equipe. "Não tem que ter briga por posição. Geninho sabe que não estou em 100% das minhas condições. Temos que respeitar o Felipe e o Marcos. O time está ganhando. Em time que se ganha, não se mexe. Eu vou ter a chance na hora certa de jogar."

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bate-bola com Luciano Bivar

Por site oficial

Em entrevista, o mandatário do Sport Club do Recife, Luciano Bivar, comenta a situação que a agremiação atravessa. Segundo o presidente, o Leão da Ilha do Retiro é grande, forte e tem todas as condições de mudar a realidade e terminar classificado no final do ano. Bivar falou sobre elenco, comissão técnica, gestão do futebol, entre outros assuntos.

Por conta da situação em que o Sport se encontra, atualmente, haverá alguma mudança na comissão técnica, na direção ou no elenco?

- Já mudou. Nós trocamos Martelotte por Neco. Não tem dispensa de jogadores, o que nós temos é uma comissão profissional técnica, um gerente técnico, um assistente técnico, um diretor executivo, temos também toda a parte de tecnologia profissionalizada. Hoje, o Sport é um clube muito bem preparado e profissionalizado. Poucos clubes têm a estrutura de assessoria tecnológica que temos aqui. Temos condição de fornecer ao treinador todas as informações sobre o rendimento da equipe. Por enquanto não vislumbramos maiores mudanças.

Presidente, o que senhor chegou a conversar com os jogadores após, principalmente, a derrota para o ABC?

- Bem, toda derrota é desastrosa. O que temos que fazer é achar uma forma de jogar. Nós já estamos assim, há algumas partidas. Não é do dia para noite que o novo treinador vai conseguir consertar os problemas da equipe. Realmente o tempo urge. A cada partida que deixamos de ganhar são três pontos de diferença que aumenta. Estamos conscientes das nossas deficiências, das nossas limitações. Mas, temos a certeza que vamos modificar o estado atual da equipe.

Há alguns dias, o senhor chegou a conversar com Marcelo Martelotte e ele, na ocasião, teria prometido realizar algumas modificações e acabou não conseguindo. O senhor tem ou teve alguma ingerência sobre o time?

- O que eu falei, no momento, foi o seguinte, ele (Martelotte) tinha conversado que, contra o Paraná, o time ia jogar de maneira encorpada. Isso foi uma informação passada por ele e que nós concordamos porque era um jogo de seis pontos. O que aconteceu foi que ele não entregou o que prometeu. Não foi nada combinado comigo e nem imposto por mim. Foi ele que nos comunicou. Martelotte realmente não fez, o que nós tínhamos ouvido dele no momento.

Presidente, o Sport tem a intenção de realizar novas contratações? Qual a sua visão sobre este grupo que está no clube?

- Eu gostaria e estamos pretendendo contratar. Mas, não é fácil. Principalmente agora há três meses para o final do ano. Porém, estamos em busca de jogadores que venham reforçar o time e nos ajudar. O próprio elenco do ABC foi reforçado para o restante do ano. Agora, temos de observar os atletas que estão caindo de produção para procurarmos substitutos à altura.

O senhor pensa em trazer alguém para auxiliar o executivo de futebol Marcos Amaral e fortalecer o Sport também nos bastidores?

- Essa idéia é muito bem vista. Tive um encontro com várias lideranças do clube e falamos sobre dar mais suporte a Marcos Amaral. Foi absolutamente unânime entre nós que quanto mais rubro-negros vierem para somar, ótimo. Melhor do que ficarem falando por aí, em rádio ou televisão, mal do clube. Rubro-negros de verdade são como esses líderes que convocaram um debate comigo visando o melhor para o Sport. Nós debatemos sobre o que poderia ser feito para melhorar a situação e chegamos a um consenso. É assim que tem que ser.

Poderá haver dispensas no elenco, senhor presidente?

- Não há possibilidade de dispensas no elenco, pois estamos a três meses de terminar o calendário do futebol profissional. Todos os nossos atletas têm contrato até dezembro, outros assinados até 2015, outros assinados até 2018 e 2019. Não haverá dispensa efetivamente, eu tive um problema grande quando assumi o clube, tivemos que dispensar mais de uma dúzia de jogadores. Isso é um processo muito caro, muito dispendioso. Vamos fazer a nossa ‘feijoada’ com os ingredientes que estão aí. Trouxemos sim oito atletas, na responsabilidade de Marcos Amaral e estamos fazendo o possível para funcionar dessa maneira. Agora, se não for o bastante e se ainda houver tempo vamos trazer mais atletas.

Presidente, o que levou o senhor a efetivar Neco? A intenção é deixá-lo como treinador do Sport até o final do ano?

- Não existe treinador, em nenhum clube do mundo, definitivo. As pressões são grandes, dependemos de resultados. Eu gosto muito do Neco, mas ele depende de resultados como qualquer um dependeria no lugar dele. Se ele for bem, não tem razão para mexer. Mas, se ele for mal, ele sai. É a lei natural do futebol. Temos como objetivo primordial o resultado, seja com quem for.

Qual a sua avaliação da gestão e do rendimento do clube este ano, senhor presidente?

- Em 2013, nós fomos finalistas do pernambucano. Clube da primeira divisão não chegou. Na Copa do Nordeste, os dois clubes da Série A, Bahia e Vitória, foram eliminados na primeira fase. Na Copa Sul-americana, nós conseguimos avançar após eliminar um clube da Série A. Nós já estamos garantidos na Série B do ano que vem. Isso não é consolo, mas é um problema a menos. Isso só nos primeiros seis meses que estamos à frente da presidência do clube. Além disso, estamos mantendo o clube absolutamente em dia com seus pagamentos de empregados, de atletas e responsabilidades fiscais e tributárias. A cada 24 horas que passa o Sport Club do Recife fica mais sólido, mais seguro, está mais grandioso. Isso é uma realidade que poucos clubes no Brasil têm.

O que o senhor tem a falar sobre a dificuldade de fechar com um patrocinador master?

- O mercado está muito difícil. Veja o Palmeiras, que desfila a sua marca no Morumbi, não tem um patrocinador master. Nós que desfilamos aqui no nordeste, imagina a dificuldade que temos para ter um patrocínio. Figuramos entre clubes selecionados pelas principais redes de televisão do país. O Sport, hoje, tem o orçamento definido para este ano e para o ano de 2014. É um clube consolidado, é uma instituição, não é uma república de bananas. Nossa gestão vem seguindo à risca, aquilo que é de responsabilidade de qualquer administrador e de qualquer pessoa que pretenda ter honestidade com aquilo que conduz.

Para o senhor, como gestor, o que falta para esses jogadores conseguirem resgatar a alma de jogar com a camisa do Sport?

- Eu não acredito que um jogador feito o Gabriel, feito o Toby, feito Lucas Lima, feito Felipe Azevedo que vestem a camisa do Sport e suam para o melhor da equipe, não tenham orgulho de jogar em um grande clube como o Sport. O problema é que o time vem desentrosado há algum tempo, todos são testemunhas, não foi por acaso que Martelotte saiu. Este time já vem ‘capengando’ há tempo. Agora, são profissionais. Nós tratamos profissionais não só para dar o diagnóstico do problema, mas também a solução. Isso, nós  temos procurado fazer. Mais do que isso é impossível fazer. Vamos tentar com Neco. Se não funcionar, vamos tentar com A, B, C, D, até um dia a gente conseguir ajeitar a casa. Essa é a minha esperança.

E presidente como está o torcedor Luciano Bivar?

- Eu fico muito amargurado, pois quero ir a campo ver o meu time de coração ganhando, jogando bem. Ninguém quer isso mais do que eu. Esse clube faz parte da vida da minha família. O centro de treinamento do Sport, eu fiz o aterro com empresas minhas particulares, caminhão por caminhão. Fizemos doações, colocamos placas de publicidade de empresas nossas para ajudar o clube. Isso não é nada exigido, é coisa feita por amor. Então, quando o time vai mal e quando as coisas não acontecem, eu fico muito triste.

Bivar minimiza críticas e diz que o Sport não é a 'República das Bananas'

GloboEsporte.com

Eliminação na Copa do Nordeste, perda do título do Campeonato Pernambucano para o Santa Cruz, saída da Copa do Brasil e má campanha na Série B. O primeiro ano de Luciano Bivar à frente da presidência executiva Sport não tem sido nada positivo para o futebol da equipe. O panorama começa a gerar insatisfação na torcida, que começa a questionar a gestão do mandatário leonino. Dentre as queixas, a formação do elenco, a escolha de Marcos Amaral como diretor remunerado e a efetivação de Neco como treinador.

As críticas são rebatidas por Luciano Bivar. O presidente do Sport enaltece o trabalho que vem desempenhando à frente do clube.

- Temos que falar das coisas boas também. Estamos classificados na Copa Sul-Americana e estamos em um clube que paga todas as suas obrigações trabalhistas rigorosamente em dia.  Temos um orçamento definido até 2014. O Sport é um clube gerido de forma seria e com gestão. Aqui não é a “República das Bananas”, onde qualquer um faz o que quer.

Incomodado com os pedidos para que deixe o cargo, Luciano Bivar manda um recado para oposição e afirma que ficará na presidência do clube até dezembro de 2014.

- Rubro-negro que é rubro-negro tenta ajudar e apresenta propostas. Como o grupo de notáveis que tiveram uma reunião comigo e me pediram mudanças, que serão atendidas. Agora, não adianta ficar com esse tipo de pressão, para criar tumulto, pois estarei aqui até o final do meu mandato.

Mesmo assegurando que fica no cargo, Luciano Bivar reconhece que precisa mostrar serviço para os conselheiros do clube.

- O Sport é muito grande. Maior do que todos. Tem um grupo de conselheiros, os cardeais rubro-negros, que não vão protestar em rádios, não aparecem na TV e não falam para nenhum veículo, mas têm uma força igual ou maior do que o presidente. Esse pessoal precisa ser ouvido e atendido.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Falta de investimento financeiro causa ao Sport prejuízo em campo


Quando deixou a presidência do Sport, em dezembro do ano passado, Gustavo Dubeux orgulhou-se de deixar para o seu sucessor, Luciano Bivar, R$ 10 milhões em caixa. Montante que ficou de uma receita de R$ 73.098.500 durante a temporada passada segundo balanço financeiro do clube.

O cenário positivo fez com que o então vice-presidente de futebol, Milton Bivar projetasse um investimento de cerca de R$ 2 milhões no elenco. Porém, o valor não agradou o mandatário do clube, Luciano Bivar, que solicitou um grupo de, no máximo, R$ 1,5 milhões. O “arrocho” financeiro desagradou a cúpula do futebol, que se viu obrigada a investir na política do “bom e barato”.

Para Luciano Bivar, a inciativa foi uma maneira de não onerar o clube, tendo em vista que o Sport disputaria a Série B e, supostamente, não teria o mesmo lucro da temporada seguinte.

- Não podemos montar um elenco muito caro, pois estamos disputando a Série B. Não adianta nada contratar vários jogadores e não poder pagá-los.

Porém, antes de deixar o clube, Gustavo Dubeux fez questão de afirmar que o Sport conseguiria, através de contratos firmados com patrocinadores manter sua receita no mesmo patamar.

O barato que saiu caro

Mesmo assim, o Rubro-negro decidiu espelhar-se no rival Santa Cruz, que conquistou o bicampeonato pernambucano com elenco considerado barato. No entanto, quando entrou no mercado, o Leão sentiu a dificuldade de competir com clubes da Série A.

Com isso, nomes como os de Marquinhos Catarina, Cléber Santana e Durval acabaram ficando de lado, pelo alto valor das negociações.

Inicialmente, oito jogadores foram contratados: Roger, Mateus Alves, Maurício, Gabriel, Fábio Bahia, Marcos Aurélio, Rodriguinho e Mateus Lima. O que representou um investimento de cerca de R$ 1,5 milhões.

Mesmo assim, a ordem era economizar mais. E quando o meio-campo Hugo, considerado o maior investimento da folha de pagamento, deixou o Sport para defender o Goiás, os dirigentes investiram na contratação Lucas Lima, que veio para o clube sem custos.

A falta de investimento acarretou em sérias consequências em campo. O técnico Sérgio Guedes chegou a ser obrigado a escalar Felipe Menezes como centroavante, por não ter opção para substituir Roger, lesionado. Situação evidenciada na final do Pernambucano, quando o treinador não conseguiu montar um esquema capaz de fazer o seu sistema ofensivo funcionar.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Leomar: "O Leão foi para a seleção, conhecia o meu trabalho e me chamou"


Em entrevista ao portal Uol, Leomar se posicionou sobre a declaração polêmica de Luciano Bivar que diz ter o colocado na Seleção Brasileira após pagar a um lobbista. O ex-volante do Sport negou que tenha qualquer envolvimente no possível caso de suborno e acredita apenas que o futebol apresentado com a camisa rubro-negra foi o principal fator para a sua convocação.

"Não tenho envolvimento nenhum, não tenho conhecimento de nada do que está sendo dito. O que eu sei é que um ano antes fiz um bom Campeonato Brasileiro quando estava no Sport, ficamos em quinto lugar e o Leão era o técnico. O Leão foi para a seleção, conhecia o meu trabalho e me chamou. Pelo que sei fui chamado pelo futebol que apresentei", disse, na matéria assinada por Paulo Passos. Ele também observou que nunca trabalhou com agentes durante a carreira e sempre entermediou seus contatos.

Leão dispara contra Bivar e se defende: "Quem compra alguém deve ser preso"



Surpreso e sem acreditar no que escutou. Foi assim que Émerson Leão recebeu a notícia sobre as declarações de Luciano Bivar na manhã desta sexta-feira. o ex-treinador leonino disse que o atual presidente do Sport falou uma bobagem e que estava tranquilo sobre o assunto, pois não participou de esquema algum. O técnico que convocou Leomar na época citada por Bivar, contou tudo o que sabe a equipe do Superesportes.

Ao retornar a ligação, Émerson Leão já sabia do que se tratava e antes mesmo de ser perguntado, desabafou sobre a atitude de Luciano. “O espanto é enorme, sei que o Sport está passando uma fase desagradavél, mas não entendi o que ele falou. É altamente desagradável neste momento ele falar uma bobagem dessa”, lamentou Leão.

Declarando desconhecer qualquer esquema para convocação, Leão contou como se deu a convocação de Leomar. “Quando estive na Seleção, quem convocou Leomar fui eu. Eu não tinha condição de convocar nenhum jogador do exterior e nem de time grande do Brasil. A CBF considerava a competição insignificante. Como Leomar estava jogando bem, e eu o conhecia, decidi incluí-lo no grupo para o Japão”, explicou.

Mesmo se declarando bastante tranquilo sobre o assunto, Leão não poupou o presidente rubro-negro. Na sua opinião a verdade tem que ser revelada. “Eu acho incrível que eu tenha que escutar isso, mesmo ele não dando o nome. Uma pessoa que foi candidato à Presidente da República, foi Deputado Federal e é o presidente de um clube de tradição como o Sport, não deveria ter uma atitude como esta”, disparou e ainda completou sobre o assunto. “Quem compra alguém deve ser preso e quem é comprado também deve ser preso e deve prestar esclarecimento. Ele agora tem que revelar quem ele pagou.”

Questionado se colocará o presidente do Sport na justiça, Leão foi categórico: "ele não citou meu nome em momento algum. A partir do momento que isto for feito, iremos até o fim", concluiu.

Luciano Bivar revela que já "empurrou" jogador na Seleção Brasileira



Em entrevista a Rádio Transamérica na manhã desta sexta-feira, o presidente do Sport Luciano Bivar revelou que existe um suposto esquema que facilita a convocação de jogadores para a Seleção Brasileira. Um destes atletas segundo ele foi Leomar, volante que atuou no Sport em 2000 e foi convocado por Émerson Leão, técnico da Seleção Brasileira no período e que antes havia treinado o clube da Praça da Bandeira.

Nas declarações de Luciano Bivar, o presidente contou que conseguiu que qualquer jogador que ele desejasse fosse convocada para a Seleção Brasileira ao pagar comissão às pessoas "certas". Perguntado sobre a identidade destas pessoas, Bivar riu e apenas sugeriu que os jornalistas apurassem a história, pois ele não a revelaria.

Mais tarde, em entrevista a Rádio Clube, Luciano Bivar declarou que se pudesse colocar outro jogador do Sport na Seleção Brasileira, ele tentaria. “Nós contratamos lobistas para colocar o Leomar na Seleção Brasileira. Isso é feito hoje, como era feito antigamente. Se eu pudesse colocar cinco jogadores do Sport na Seleção Brasileira hoje, eu colocaria”, contou o mandatário leonino.

Na opinião de Bivar, um dos culpados destas negociações obscuras é a Lei Pelé. Bivar credita a queda de renda dos clubes à norma criada em 1998. “Já falei com Paulo Wanderley sobre esse assunto e para fazermos lobby para modificarmos a Lei Pelé”, contou e finalizou justificando sua atitude. “Essa é a regra do jogo. Não sou desonesto. Sou realista.”

quinta-feira, 7 de março de 2013

Diretoria do Sport coloca alambrado para proteger elenco e cria discórdia com torcida



Não foi só o mau futebol apresentado pelo time do Sport, durante o empate por 1 a 1 com o Pesqueira, na noite desta quarta-feira, que irritou a torcida rubro-negra. Acostumados a chegarem próximo do alambrado para questionar as decisões do treinador, os torcedores se depararam com uma espécie de cercado, montado por cavaletes e protegido por dois seguranças. O objetivo era impedir que qualquer tipo de xingamento chegasse aos ouvidos de quem estava no banco de que reservas.

A iniciativa, tomada pela direção do clube, não foi aprovada pelo técnico Vadão, que questionou a utilidade do cercadinho. Surpreso com a medida, o treinador afirmou que os torcedores têm o direito de demonstrar a sua insatisfação.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Bivar promete diretor remunerado, descarta Homero e mantém Vadão

 Luciano Bivar entrou na sala de impresa com ar de serenidade. Tranquilo, o presidente do Sport comentou a saída repentina do departamento de futebol. Negou qualquer tipo de divergência e se mostrou surpreso com a saída dos antigos gestores. Adiantou que está interinamente a frente das negociações ao lado de Marcos Amaral, que trabalhava na base do clube, e está em busca de um profissional para ajudar no comando do setor. Gustavo Bueno, que também é auxiliar técnico, assume interinamente a função de executivo de futebol.

"Primeiro de tudo, agradeço a direção de futebol e lamento, ao mesmo tempo, a renúncia deles. De toda sorte, clube está absolutamente estruturado", disse. "Quero dizer a torcida rubro-negra, que não há nenhum probelma com o trabalho. Estamos no caminho certo para aquilo que propusemos levar ao clube à Série A e na parte patrimonial levar o projeto da area adiante", acrescentou.

Luciano Bivar também descartou o retorno de Homero Lacerda ao clube rubro-negro. "Isso não vem em conta. Há uma dicotomia. Homero é radicalmente contra projeto da arena", afirmou o mandatário rubro-negro, que está em busca de um profissional para ser um dos homens a frente do futebol. "No ano passado, já havia essa figura. Mas o perfil não foi o certo."

Vadão


Luciano Bivar também confirmou que não haverá mudança no comando técnico. Pelo contrário. Disse que agendou uma conversa particular com o treinador para traçar os planos sobre novas contratações, que ele mesmo tomará a frente ao lado de Marcos Amaral - que é vice-presidente base do clube. "Vai ter um profissional remunerado e vou estar interinamente presente. Marcos Amaral vai estar me ajudando e também há o conselho gestor."

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Presidente do Sport poupa jogadores, mas critica montagem do time


O presidente do Sport analisou publicamente a saída precoce do clube da Copa do Nordeste pela primeira vez. Luciano Bivar foi comedido. Limitou-se a apontar falhas na montagem da equipe e poupou o elenco.

"Pelas trocas de telefone que tivemos, há um consenso que não houve corpo mole. Precisamos ajustar questões técnicas. É preciso ver algumas posições", disse Luciano Bivar, referindo-se à montagem da equipe. "Nós não jogamos com um centroavante. Isso é uma observação de um torcedor e não de um gestor. Colocamos um segundo atacante de centroavante. Então, acabamos perdendo um centroavante e o segundo atacante", acrescentou.

Bivar também afirmou que o elenco do Sport é grande e ainda precisa ser testado para passar por novas mudanças. Seguiu a linha contrária do irmão e vice-presidente de futebol Milton Bivar, que, após a eliminação para o Campinense, no último sábado.

"Eu não ouvi as declarações. Depois, do jogo estava com a cabeça quente. Não tem por que (mudar). Temos um elenco grande, com jogadores para testar. Não tem pra que inchar sem testar todas essas reservas técnicas", disse. "Ele chegou ontem. Tem jogadores que conhecemos há mais de dois anos. A gente espera que, o mais cedo possível, que ele identifique a aptidão desses atletas", acrescentou.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Comitiva do Sport apresenta Arena à prefeitura


Uma comitiva rubro-negra encabeçada pelos presidentes executivo do clube, Luciano Bivar, e pelo do Conselho Deliberativo, Gustavo Dubeux, esteve reunida com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, ontem, para apresentar detalhes do projeto da Arena do Sport. Um novo encontro deve acontecer na semana que vem.

O secretário João Braga ficou incumbido de levar ao conhecimento do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, detalhes da Arena do Sport. É provável que sejam exigidas pequenas adequações no projeto antes de aprová-lo. “Mudanças pontuais são normais em qualquer projeto, ainda mais em um desse tamanho. Mas não acredito que teremos problemas para conseguir aprovar o projeto da Arena na Prefeitura do Recife o mais rápido possível”, afirmou Gustavo Dubeux.

Após a liberação da prefeitura, o projeto ainda passará por uma nova votação no Conselho Deliberativo e posteriormente na Assembleia Geral dos Sócios. Isso porque ele recebeu pequenas alterações com relação ao aprovado em 2011. Superado esse trâmite, a previsão é que as obras, orçadas em R$ 750 milhões, tenham início no segundo semestre.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Luciano Bivar toma posse e promete inicio das obras da Arena do Sport em 2013



Numa simples e rápida cerimônia realizada no salão de eventos  da Ilha do Retiro, o empresário Luciano Bivar e o advogado João Humberto Martorelli como novo presidente e vice-presidente executivos do Sport Club do Recife. O agora ex-presidente Gustavo Dubeux foi empossado como presidente do Conselho Deliberativo. O ponto mais destacado pelos dirigentes foi a construção da Arena Rubro-negra.

O evento teve uma trilha sonora pop. Antes e depois da cerimônia, os rubro-negros ouviram músicas do Kid Abelha, Lulu Santos e Michael Jackson. O clima da posse foi de tranquilidade. Nem parecia que o clube passou por um processo eleitoral complicado, cheio de acusações. O que é, de fato, muito positivo.

Primeiro, o agora presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Dubeux, foi convocado à mesa para convocar a assembleia geral. Em seguida, ele tomou posse e chamou o presidente eleito, Luciano Bivar. "Estou saindo da presidência com a sensação do dever cumprido. o Sport cresceu administrativamente, trouxemos de volta grandes rubro-negros de volta ao clube e, o mais importante, consegui convencer Luciano Bivar a ser candidato presidente. Sou testemunha do quanto ele ajuda o Sport independente de cargos", declarou Dubeux.

Em seu discurso, Luciano Bivar não deu muitas voltas. Foi direto ao elogiar o presidente Gustavo Dubeux por saldar as dívidas e deixar R$ 9 milhões no caixa do Leão. Bivar declarou que predente iniciar as obras da Arena ainda neste ano e que promete montar uma equipe forte no futebol para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Gustavo Dubeux não voltará para o futebol do Sport



O presidente do Sport, Gustavo Dubeux, eleito para comandar o Conselho Deliberativo a partir do próximo ano, garantiu que suas funções no futebol do clube terminam junto com seu mandato. A partir de janeiro, o objetivo vai ser trabalhar no Conselho para viabilizar a construção da arena.

Apesar dos resultados negativos no futebol - um acesso, um rebaixamento no ano seguinte e nenhum título com o time profissional de futebol - o dirigente deixa o cargo com o sentimento de dever cumprido pela evolução do patrimônio e, de acordo com ele, saneamento financeiro.

"Vou trabalhar para fortalecer o Conselho e focando no projeto da arena para 2013. O Sport está fortalecido em 2013 vai alcançar os resultados dentro de campo porque fora os objetivos foram atingidos. Estamos com uma equipe boa e forte no futebol. Vamos ter muitas alegrias", apontou.

Ele garante que o presidente eleito para o executivo, Luciano Bivar, vai encontrar um clube seneado, com boa receita e sem bloqueios na Justiça. "Isse é importante para evolução do clube e o presidente Luciano Bivar vai dar continuidade a isso deixando o clube mais forte nos próximos dois anos".