sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sport de olho nos gringos

Foto: Daniel Leal
Por SuperEsportes

As recentes experiências malsucedidas do futebol pernambucano em buscar atletas estrangeiros para compor o elenco fizeram o Sport duplicar a atenção na hora de contratar um “gringo”. Em 2013, os exemplos vieram do Náutico, com o atacante Olivera (Uruguai) e os meias Ángelo Peña (Venezuela) e Diego Morales (Argentina). Pelo Leão, o último caso foi o do uruguaio Pablo Pereira, em 2011, que, inclusive, foi indicado por Geninho, atual técnico rubro-negro.

Esta semana, o Sport anunciou as contratações do meio-campista uruguaio Robert Flores (ex-River Plate-ARG e Villareal-ESP) e do zagueiro paraguaio Enrique Meza (ex-Olímpia-PAR). Ambos precisaram passar por uma rigorosa avaliação para chegar à Ilha do Retiro. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sport, Gustavo Dubeux, o clube comprou um programa com inúmeros jogos de clubes sul-americanos e europeus.

“Temos um analista de desempenho, que é o Pedro Gama, que desenvolve um estudo grande a partir desses dados. Os jogadores que vêm para cá, mesmo os de fora, foram bem avaliados. Em relação ao Flores, o próprio Geninho já vinha avaliando ele há mais de um mês”, explicou Dubeux.

O dirigente afirmou que a lista do Sport inicial de estrangeiros era composta por mais de 20 nomes. Vários foram eliminados a partir dos estudos. “Estamos bem informados. Temos gente que está indo atrás de informações. Sem contar que todos os nomes são avaliados e Geninho como treinador é quem dá a ultima palavra”, disse.

Mais estrangeiros

O diretor de futebol Arnaldo Barros explicou que, a partir deste ano, em vez de três, cinco estrangeiros serão permitidos por cada clube. “Essa mudança foi determinante e isso nos motivou a incentivar nosso analista a voltar as nossas energias em observar esses atletas de fora”, afirmou. Tanto é que o Sport poderá anunciar, a qualquer momento, o atacante argentino Ismael Blanco, do Lanús.

Nenhum comentário:

Postar um comentário