segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Sport vai se reforçar com zagueiro do Paraguai e meia do futebol russo

Zagueiro Enrique Meza, do Olímpia, interessa ao Sport (Foto: Reuters)

Globoesporte.com

O Sport está prestes a anunciar a contratação de dois reforços internacionais para a temporada 2014. Trata-se do zagueiro paraguaio Enrique Meza, que atualmente estava no Olímpia-PAR e o meio-campo Renan Bressan, brasileiro naturalizado bielorusso, que passou pelo Alania Vladikavkaz, da Rússia. O defensor assinará um contrato de um ano, com possibilidade de compra. O armador, de 25 anos, assinará um vinculo de dois anos com o Rubro-negro.

Apesar da blindagem da diretoria rubro-negra, que espera a assinatura do contrato para divulgar os reforços, o nome do zagueiro veio à tona após o site paraguaio Hoy.com divulgar que o defensor tinha o Leão da Ilha como destino. Canhoto, o jogador de 28 anos e 1,84m chegará ao clube com a responsabilidade de ocupar a vaga que seria do ídolo leonino Durval, já descartado pela diretoria leonina.

Surpreso com o vazamento da notícia da chegada do zagueiro, o diretor de futebol do Sport, Sérgio Kano, não confirmou – mas também não negou – a chegada de Enrique Meza.

- Onde saiu a notícia que ele iria jogar no Sport? O Sport só falará sobre nomes quando os contratos forem assinados. Não temos nomes de ninguém antes disso.

Revelado pelo modesto Atlético Tubarão, de Santa Catarina, o meio-campo Bressan mal jogou no futebol nacional. Ainda nas categorias de base, o jogador foi convidado para atuar na Bielorrusia, onde ganhou destaque e virou peça importante na seleção local, chegando a disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012.

Com relação ao meio-campo, o dirigente manteve a postura de “blindar” os futuros reforços e limitou-se a falar que o clube terá novidades nos próximos dias.

- Não vou falar em nomes. Acertamos com um meio-campo, mas não tem nada assinado e não revelaremos nada antes disso.

Apesar da negativa de Sérgio Kano, o clube espera apenas a chegada das documentações para anunciar a chegada dos atletas. A expectativa dos dirigentes é que tudo seja resolvido até o dia 3 de janeiro.

Atacante argentino perto de reforçar o Sport


@MacchiaTW ahora Ismael Blanco, delantero de #Lanús, cerquita de convertirse en delantero del Sport Recife brasileño

Walter revela conversa com o Sport: 'Clube que torço e gostaria de jogar'

Foto: André Costa/Agência Estado

Globoesporte.com

A diretoria do Sport até agora só anunciou de forma oficial a contratação do volante Rodrigo Mancha e encaminhou os acordos com os zagueiros Ewerton Páscoa e Ferron. Apesar do baixo número de novidades até agora, os rubro-negros trabalham para dar um presente de peso para a torcida. O atacante Walter, um dos destaques do Brasileirão deste ano negocia para vestir a camisa vermelha e preta no próximo ano.

- Os dirigentes me ligaram para conversar e estamos conversando. Estamos negociando. Seria um empréstimo via Porto, de Portugal, que é quem tem os meus direitos, contou o jogador.

Pernambucano do Coque e torcedor do Sport declarado, Walter garante que não pensou duas vezes quando recebeu o telefonema do presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gustavo Dubeux.

- Gustavo (Dubeux) me ligou e eu gostei muito do projeto apresentado. Ele me pareceu uma boa pessoa e tenho intenção em jogar no Sport sim. É um clube que eu torço e gostaria de jogar.

Valorizado depois de brilhar no Brasileirão com o Goiás, Walter revela ter propostas de outros clubes, mas o fato de o Sport ter entrado na briga o fez pensar mais.

- Tenho propostas de outros clubes, mas também considero o Sport grande e por isso abri as conversas. Não tem nada certo. Vamos ver no que vai dar.

Geninho quer mais opções para o ataque

Por SuperEsportes

Apenas a renovação de Neto Baiano não será suficiente avisou o técnico Geninho. Acompanhando as negociações de longe, em meio às férias, o treinador afirmou que pretende contar mais dois atacantes para a temporada 2014. Ele quer um jogador de referência (para a suplência de Baiano) e outro de velocidade, que seria uma opção para Felipe Azevedo.

Para o ataque, Geninho conta atualmente com Felipe Azevedo, Sandrinho, Érico Júnior. Perdeu o artilheiro Marcos Aurélio e tenta a renovação de Neto Baiano, que está muito próxima, segundo a direção do Sport. Apenas três jogadores é pouco para o setor, defende Geninho, que está cobrando da diretoria reforços.

“Mesmo se você tem o Neto (Baiano), tem que ter pelo menos mais um jogador de referência para ser opção e outro para atuar pelo lado, de mais velocidade. Tem que ter pelo menos dois por ali”, afirmou Geninho.

Geninho deve aproveitar Renato e colocar Diogo Oliveira e Ruan à disposição

Foto: Ricardo Fernandes
Por SuperEsportes

Na apresentação do grupo no dia 2 de janeiro, o Sport terá três jogadores retornando de empréstimo: o lateral direito Renato, o volante Diogo Oliveira e o atacante Ruan. Desses, no entanto, apenas o primeiro deve ser aproveitado, de acordo com o próprio técnico Geninho. Os outros dois serão colocados novamente à disposição para novo empréstimo.

“Dentro da necessidade do grupo e do que determinados atletas apresentarem, pode ser que um ou outro seja aproveitado. Mas, a princípio, não existe previsão de que eu possa aproveitá-los. Talvez um deles, o Renato, a princípio, mas os outros dois não”, afirmou Geninho, que utilizaria o prata da casa enquanto o clube não acerta com um outro lateral direito para disputar posição com Patric.

Os casos de Ruan e Diogo Oliveira devem ser discutidos nos próximos dias, mas, caso as situações não sejam resolvidas, os dois devem se apresentar no dia 2 de janeiro junto com o restante do grupo. A direção do Sport evita falar sobre casos específicos, mas o vice-presidente jurídico Arnaldo Barros, que dá suporte ao futebol, afirmou que vai seguir a orientação dada por Geninho, seja ela qual for. “Não posso falar especificamente sobre esses casos, porque nós ficamos de conversar isso mais detalhadamente com Geninho. Mas se ele diz temos que respeitar”, explicou.

A alternativa para os jogadores quem ficarem deve ser o empréstimo. “Nosso técnico é o orientador. É ele quem diz quem vai trabalhar com o grupo ou não. Nós debatemos essas questões, mas a palavra dele é importante. Aqueles atletas que não forem ser utilizados continuam sendo patrimônio do clube. O que podemos fazer é tentar colocar esses atletas em alguma equipe, para nos desonerar e manter o atleta em atividade”, disse Arnaldo.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Diogo Oliveira volta de empréstimo do Japão e quer permanecer no Sport

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

O contrato firmado no fim 2011 só termina em dezembro de 2014. Por isso, Diogo Oliveira estará de volta ao Sport na reapresentação do elenco, dia 2 de janeiro, após o fim do empréstimo com o Vegalta Sendai, do Japão. O vínculo com o clube japonês foi encerrado no final desta temporada e agora Diogo busca uma vida nova no Recife.

- Eu tenho interesse em permanecer no Sport para a próxima temporada. Espero que neste ano eu possa retribuir o investimento que o clube fez em mim. E para isso, quero conquistar vitórias e ganhar títulos.

Diogo foi contratado pelo Sport no final do ano de 2011 já para disputar a temporada seguinte como uma grande contratação, já que vinha do Fluminense, que havia sido Campeão Brasileiro em 2010. A badalação não fez com que ele conseguisse se firmar no time titular mesmo tendo feito algumas boas partidas. Ainda em 2012 foi emprestado para jogar a Série A do Campeonato Brasileiro pelo Figueirense.

Sem contrato mais com o clube do Japão, Diogo passa os últimos dias de férias do ano com a família e aguarda um contato do Sport para saber o seu futuro para o próximo ano. Por enquanto, sabe que vai se reapresentar normalmente no dia 2 de janeiro.

- Ainda não sei como vai ser no próximo ano. Quando chegar lá nós vamos conversar, mas espero ficar no clube.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Sport conhece adversário na Copa do Brasil Sub-17



Por Futuro Sport

Na última terça-feira (17), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela da Copa do Brasil Sub-17 2014. O adversário da estreia será o Fluminense.

A partida de ida está marcada para a Ilha do Retiro no dia 1 de fevereiro, às 16h (de Recife). A volta será no dia 6 de fevereiro e no mesmo horário, porém em Los Lários, Duque de Caxias/RJ. Em caso de classificação, confronto na fase seguinte será diante de Bahia ou Boa Esporte/MG.

Somente na primeira fase que, em caso de vitória do clube visitante por dois ou mais gols de diferença, a classificação para a fase seguinte está assegurada automaticamente, sem necessidade de realizar o jogo de volta.

Neste ano o Sport eliminou o ABC em Natal e depois foi desclassificado na 2ª fase do torneio pelo São Paulo, após duas derrotas.

Sport comemora título sub-17 em Caruaru



Blog do Torcedor

O time sub-17 do Sport coroou sua campanha impecável no Campeonato Pernambucano da categoria ao conquistar o título com uma goleada por 4x0 diante do Porto na manhã deste domingo (22), no Luiz Lacerda, em Caruaru. O time da Ilha fechou a competição de forma invicta, com dez vitórias e um empate. O Porto, até a decisão tinha cem por cento de aproveitamento.

A conquista rubro-negra começou a ser construída logo no início do jogo, com um gol de Gabriel Arraes. Em desvantagem, o Gavião partiu para cima e o Sport se fechou e conseguiu segurar os donos da casa.

No segundo tempo, os visitantes souberam explorar bem os contra-ataques e ampliaram a vantagem, marcando mais três gols nos 20 minutos finais. Anderson Felipe, duas vezes; e Rogerinho, marcaram os gols.

À espera da resposta de Durval ao Sport, Dubeux demonstra confiança

Globoesporte.com

O silêncio do zagueiro Durval depois de receber uma proposta oficial do Sport tem deixado muitos rubro-negros apreensivos. Apesar da forte ligação entre as duas partes, o "não" dado pelo jogador no meio deste ano ainda está quente na memória do torcedor e o medo por uma nova negativa é claro. O sentimento, no entanto, não é o mesmo do presidente do Conselho Deliberativo e um dos responsáveis pela negociação com o zagueiro, Gustavo Dubeux.

- Estamos esperançosos sim que a negociação seja positiva. Temos que aprender a conter a ansiedade para que as coisas se concretizem.

A esperança de Dubeux tem um motivo muito claro. Ao contrário do que se tem especulado, ele tem tido contato diário com o empresário do jogador, Luiz Gustavo, que tem conversado também muito com o zagueiro.

- A gente tem se comunicado sim. Ele tem mantido contato e tem nos deixado informados de tudo. Demos um prazo a eles e acredito que teremos uma resposta positiva.

A reportagem do GloboEsporte.com tem tentado falar com o empresário Luiz Gustavo desde a última quarta-feira, mas o mesmo não tem atendido os telefonemas.

Nos bastidores do Sport, o acordo com Durval já é dado como certo e a demora para anunciar é simplesmente a questão burocrática da negociação. O Sport só quer se pronunciar quando tiver um documento assinado.

Gustavo Dubeux falou em conter a ansiedade quando o assunto era Durval, mas garante que o discurso serve também para outras contratações. Enquanto negocia com o ídolo, os diretores correm atrás também em busca de outros nomes para compor o elenco, já que 12 atletas deixaram a Ilha do Retiro depois da Série B. O zagueiro Ferrón, da Ponte Preta, é um dos nomes especulados, assim como Ewerton Páscoa, que neste ano defendeu o Criciúma.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sport consegue aprovação para iniciar construção de sua Arena



Globoesporte.com

Demorou, mas saiu. Com quase um mês de atraso, o projeto de construção da Arena do Sport no lugar onde hoje é a Ilha do Retiro foi aprovado pela Prefeitura do Recife em reunião realizada na manhã desta sexta-feira. Agora, o novo estádio só depende do próprio clube para enfim sair do papel. Apesar da aprovação, o clima na reunião nem sempre foi tranquilo e contou com discussões acaloradas especialmente por parte de membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

As reuniões do Sport com a Prefeitura do Recife se arrastam há meses e no último encontro, no dia 29 de novembro, quando todos achavam que o Leão conseguiria a liberação, um representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo pediu vistas do processo e acabou adiando a votação. Nesta sexta-feira, sem a possibilidade de um novo adiamento, todos votaram e a construção da Arena acabou sendo aprovada.

- Todo esse processo foi conduzido com muito bom senso, transparência e muito discutido nos âmbitos das várias instâncias da Prefeitura. Trata-se de um sonho nosso que se realiza nesta data - afirmou Yuri Romão, vice-presidente de Esportes Amadores e membro da Comissão da Arena do Sport.

Além da votação para aprovação do projeto como um todo da Arena do Sport, a reunião também serviu para que se definisse algo que já estava amplamente discutido. A sede social do clube se tornou Imóvel Especial de Preservação e deverá ser mantido no projeto. Como os representantes do Sport já imaginavam isso, já tinham resolverido não mexer na estrutura da sede, que permanecerá com a mesma forma.

  - Isso para a gente não interfere. Vamos manter a sede como é hoje - explicou Yuri Romão.

A partir de agora, para que o projeto que é sonho da maioria dos rubro-negras saia do papel, os dirigentes terão que trabalhar. O primeiro passo é convocar uma assembleia de sócios para que o projeto seja aprovado, o que deve ocorrer na primeira reunião do Conselho Deliberativo no próximo mês de janeiro. Isso já foi feito anteriormente, mas com as mudanças exigidas pela prefeitura, a votação terá que ser reaberta. Só depois disso a construção pode ter início.

Orçado em R$ 750 milhões, o projeto contempla a reformulação da Ilha do Retiro, que passará a comportar 45 mil pessoas. O empreendimento também promoverá a revitalização dos 110 mil metros quadrados da área do clube, além da construção de um complexo imobiliário, que contará com shopping, prédio de estacionamento (capacidade para quatro mil vagas) e edifícios comerciais.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Contrato do Sport com a Adidas começa a valer a partir de 1° de janeiro

Por SuperEsportes

Muito se falou sobre a mudança do fornecedor de material esportivo do Sport. A troca da Lotto pela Adidas era tratada como informação de bastidor. Até agora, nada havia sido confirmado oficialmente. Mas, enfim, um membro da direção do clube confirmou que o Leão vestirá Adidas, fornecedora alemã. O contrato passa a valer oficialmente no dia 1° de janeiro, logo após o fim do vínculo com a Lotto.

Apesar de o contrato passar a valer a partir do dia 1° de janeiro, o Sport ainda passará os primeiros meses de 2014 com um modelo de uniforme antigo. Não houve tempo para que a nova fornecedora produzisse uma linha completa de uniformes. Sendo assim, há algumas possibilidades em aberto. O Leão pode continuar usando o material antigo, com algum tipo de tarja no nome do fornecedor. Pode, também, vestir algum uniforme de uma fornecedora indicada pela Adidas.

A informação foi confirmada pelo vice-presidente jurídico do Sport, Arnaldo Barros. Ele confirmou o acerto com a Adidas e explicou o motivo de o clube não pode usar, nos primeiros meses de 2014, um novo uniforme. “A gente só poderia negociar com o novo fornecedor dentro de um período fixo, conforme uma cláusula que há no contrato com a Lotto. Então não houve como a Adidas preparar o nosso material a tempo”, disse o dirigente.

Estreia do Sport na temporada será em amistoso contra o Confiança-SE, na Ilha

Foto: Paulo Paiva

Por SuperEsportes

O Sport vai realizar um amistoso, no dia 11 de janeiro, na Ilha do Retiro, para apresentar oficialmente as primeiras caras novas do time para 2014. O adversário será o Confiança-SE, que, assim como Leão, também vai disputar a Copa do Nordeste. A partida será transmitida pela televisão.

Haverá uma ação de marketing envolvendo a partida. As peças devem ser divulgadas em breve. O jogo será vendido como a abertura oficial da temporada para o Sport. No dia 19, acontece a estreia em partidas oficiais, em confronto contra o Botafogo-PB, pela Copa do Nordeste, fora de casa.

A apresentação oficial do elenco do Sport está marcada para o dia 2 de janeiro. Remanescentes da temporada que passou e os reforços se apresentarão ao técnico Geninho na Ilha do Retiro. A pré-temporada será realizada todo no Recife, utilizando a estrutura do CT José de Andrade Médicis.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Lucas Lima está fora do Sport



JCOnline

O sonho do Sport de contar com o meia Lucas Lima na próxima temporada já estava ameaçado pela valorização e pelo assédio ao jogador, que fez uma boa temporada no Leão na Série B. Agora, o desfecho negativo da história veio de onde menos se esperava. Na coletiva de imprensa de apresentação do novo técnico do Internacional – clube detentor dos direitos federativos de Lucas –, Abel Braga revelou estar interessado no meia, munido de qualidades apreciadas pelo novo treinador colorado. Por outro lado, Abel descartou Rhayner da sua lista de reforços, jogador que é especulado no Recife como uma das intenções dos rubro-negros para 2014.

“Rhayner dificilmente virá, pois temos jogadores que vão voltar e que têm qualidades que eu gosto. Exemplo de Sasha e de Lucas Lima”, comentou Abelão, que já treinou o Santa Cruz. A negativa dos colorados só aumenta a responsabilidade do Sport em busca de um substituto do que era, no momento, o único meia do elenco para a temporada que se aproxima.

Lucas Lima não é uma unanimidade. Tampouco foi linear durante a Segundona. Pelo contrário. Nas partidas mais duras, muitas vezes, demorou a entrar no jogo – quando entrou. No entanto, era uma peça ambientada ao clube. E entrosado com os demais titulares do time que ascendeu à Série A. Encontrar outro com características semelhantes é difícil, prejudicando a formação do Leão para as competições que já iniciam 2014: Copa do Nordeste e Pernambucano.

A direção sempre achou difícil a renovação com Lucas. Desde a chegada do executivo de futebol, Nei Pandolfo, outros nomes, que poderiam substituir o atleta, estiveram na lista do técnico Geninho. “As coisas eram difíceis com Lucas”, ratificou o diretor Gustavo Dubeux.

No caso de Marcos Aurélio, outro jogador do Inter, a possibilidade de ficar no Leão é real. O problema é o seu salário, que deve chegar à casa dos R$ 200 mil, em 2014. Vale ou não vale? Essa é a indagação da vez. Em relação à contratação de Durval, o seu agente Luis Gustavo deve se reunir com os dirigentes do Sport hoje. Os leoninos adiantaram que as tratativas estão adiantadas, mas o caso deve se arrastar mais um pouco, por causa da questão salarial.

Diretoria rubro-negra fez contraproposta. Agora, a decisão está com Durval

Foto: Antônio Carneiro
Por SuperEsportes

Sport, enfim, conseguiu se reunir com o empresário do zagueiro Durval, Luiz Gustavo, na noite de ontem. As conversas avançaram e as duas partes, enfim, falaram em valores. Após ouvir a proposta do representante, a direção rubro-negra fez uma contraproposta, que será levada ao jogador. Agora, a decisão está com ele. A resposta pode sair hoje.

O encontro com Luiz Gustavo deveria ter acontecido na semana passada, mas foi sendo adiado. Ontem, no fim da tarde, ele finalmente chegou ao Recife. Foi direto para o encontro com os dirigentes do Sport. Na reunião estiveram presentes Gustavo Dubeux e Arnaldo Barros, que dão suporte ao futebol, além do vice-presidente de futebol Sérgio Kano e o executivo Nei Pandolfo.

Após conversas preliminares por telefone, pessoalmente as duas partes falaram em valores, ponto principal da negociação. O Sport vem pregando uma disciplina financeira para 2014. Por isso, ouviu de Luiz Gustavo uma proposta e fez uma contraproposta, dentro das condições do clube. “Fizemos tudo o que está no nosso alcance”, revelou Gustavo Dubeux.

Outra questão importante é a duração do contrato. Durval quer um vínculo mais longo. O Sport pensa em um tempo mais curto, de um ano e meio no máximo, para o zagueiro que tem 33 anos. “Ele (Luiz Gustavo) ouviu nossa contraproposta e vai levar o jogador. Esperamos uma resposta amanhã (hoje)”, afirmou Dubeux.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sport define CT José Médicis como local da pré-temporada para 2014

Foto: Thiago Augustto

Globoesporte.com

Antes de atender seleções na Copa do Mundo, a nova estrutura do CT José Médicis servirá ao próprio Sport. Com um investimento acumulado já na casa dos R$ 14 milhões e obras em ritmo acelerado, o local será o palco da pré-temporada do elenco rubro-negro a partir do dia 6 de janeiro. Na avaliação da diretoria, trata-se de um diferencial em relação aos últimos anos.

Em 2013, a primeira etapa de treinamentos foi realizada em Maceió. Na capital alagoana, os jogadores se queixaram da distância entre o hotel e o estádio do Corinthians/AL. Em 2012, a cidade escolhida foi Betânia, no interior de Pernambuco. A opção caseira para 2014 visa proporcionar aos atletas maior isolamento e, principalmente, outro nível de estrutura. O CT rubro-negro fica a 30 quilômetros do Recife.

- Vai ser com certeza um diferencial para o Sport. O elenco vai sair da agitação do centro da cidade e treinar aqui na calmaria. Vai ser tudo melhor para os jogadores e comissão técnica. Esse investimento vai nos ajudar muito – explicou Roberto Marconi, gerente do CT, que será Campo Oficial de Treinamento (COT) durante a Copa do Mundo.
Foto: Thiago Augustto
A chancela da Fifa exige adequações ao padrão de uma Copa do Mundo, mas a previsão de entrega completa da obra é apenas para o fim de 2014. Na parte externa, a expectativa é que a Prefeitura do Recife pavimente as ruas que dão acesso ao Centro de Treinamento, localizado em Paratibe.

Dentro do CT,  os rubro-negros vão receber um novo refeitório, uma academia e também um novo vestiário. Além disso, está sendo construído um hotel para os atletas profissionais e outro para os jogadores das divisões de base. O CT, que na Copa das Confederações foi alvo de críticas, atualmente conta com cinco campos; o principal irá receber refletores para possíveis treinos noturnos.

Em janeiro, a estrutura disponível já será suficiente para atender às necessidades do elenco rubro-negro. O alojamento das categorias de base servirá aos profissionais, pois o hotel só deve ser entregue no fim do ano.

- Com essas reformulações na nossa infraestrutura, estou certo de que a repercussão ao final da Copa do Mundo será bem diferente em relação às críticas recebidas durante a Copa das Confederações. Garanto que vamos fazer bonito nesta Copa do Mundo. Estamos nos preparando muito. Até o momento, os representantes das seleções que irão jogar aqui no Recife gostaram do que viram no nosso CT - diz Marconi, que adianta já ter afinado conversas com representantes das seleções alemã e costa-riquenha.

Sport faz proposta a Neto Baiano e agora aguarda resposta do atleta

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

O Sport anunciou no último sábado a contratação do volante Rodrigo Mancha, mas ainda precisa encaminhar a renovação com alguns jogadores que disputaram a Série B este ano pelo Leão e ajudaram o time a voltar à Série A. Empossado recentemente, o vice-presidente de futebol do clube, Sérgio Kano, reconheceu que algumas situações são mais difíceis que as outras.

- Já passamos a nossa proposta a Neto Baiano e agora esperamos uma resposta dele. Acho que esta semana, fechamos com o jogador. O Neto nos interessa porque chegou ao clube e resolveu. Mas precisamos esperar que nos retorne - informou o vice-presidente de futebol do Sport.

Entre as renovações complicadas, estão as do atacante Marcos Aurélio e Lucas Lima, cujos direitos pertencem ao Internacional.

- Realmente, a renovação com Marcos Aurélio e Lucas Lima não está sendo fácil, principalmente o caso de Lucas. É a mais difícil. Ele foi muito valorizado, mas estamos batalhando.

Outro jogador que está em processo de negociação com o Sport é o zagueiro Durval.

- Provavelmente, vamos conversar com os representantes de Durval na tarde desta segunda-feira. Esta semana, deveremos ter novidades.

Direto do Japão, Mancha dá recado à torcida: 'Feliz em jogar pelo Sport'



Globoesporte.com

Anunciado como primeiro reforço do Sport para a temporada 2014, o volante Rodrigo Mancha tem chegada prevista ao Recife em janeiro. No dia 02, ele se apresentará ao técnico Geninho junto aos demais colegas de time. O jogador, que passou pelo Santos e Vitória-BA, estava no Oita Trinita, do Japão, e explicou as razões de seu retorno ao Brasil.

- Já tinha vontade de voltar, pois minha família sentiu a adaptação aqui no Japão e isso nos motivou nessa negociação - falou o jogador, direto de Oita, onde atua há nove meses.

Para Rodrigo, não deverá haver problemas de adaptação ao Sport. Ele jogará inicialmente a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano.

- O futebol daqui é muito diferente, muito rápido. Creio que meu futebol acabou melhorando com essa dinâmica. Estou muito feliz por trabalhar no Sport, que tem uma torcida maravilhosa e apaixonada. Espero marcar minha passagem no clube, conquistando o maior número possível de títulos.

Rodrigo Mancha iniciou a carreira no Coritiba, em 2005, e teve passagens por Santos, Grêmio Prudente, Botafogo, Vitória e o Oita Trinita, sua única passagem por um clube do exterior. No Coritiba, o volante foi campeão brasileiro da Série B e campeão paranaense. No Santos, conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

No Sport, Ailton quer começar 2014 com 'pé direito' para fazer 'história'

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

O meia Ailton não tem do que reclamar do Sport. Em um período de dispensas e incertezas no futebol pernambucano, o jogador teve o seu contrato com o Rubro-negro renovado sem maiores problemas. De férias, o jogador garante que já começa a pensar na temporada 2014 quando o Leão enfrentará disputas inicialmente na Copa do Nordeste e no Campeonato Pernambucano.

- Ano que vem vamos começar com o pé direito pra fazer mais história - afirma.

Para Ailton, o torcedor do Sport terá boas notícias em breve no que se refere à montagem do elenco. Ele ainda fala que não teve problemas para renovar contrato com o clube.

- Conversaram com meus agentes e foi uma conversa sadia, legal. Não pariticipei das negociações, mas sabia de tudo o que estava acontecendo. Foi bom para o Sport e para mim.  A diretoria do Sport é bastante competente e vai resolver bem a situação (renovações e contratações).

Recentemente, Ailton declarou que renovar com o Sport foi um grande presente.

- Estou muito feliz, foi meu presente de Natal antecipado. Tenho uma grande identificação com essa camisa e com essa torcida maravilhosa.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Sport anuncia sua primeira contratação para 2014: Rodrigo Macha

Por Site oficial

O volante Rodrigo Mancha é o primeiro reforço contratado pelo Sport Club do Recife para 2014. O atleta vem com contrato até o final do próximo ano e deve se apresentar ao técnico Geninho no dia 02 de janeiro, data da reapresentação de todos os atletas. Rodrigo Marcos dos Santos tem 27 anos e 1,89 metros estava jogando no Oita Trinita, clube japonês. Com passagens pelo Vitória (BA), Botafogo e Santos, Mancha chega para reforçar a cabeça de área do Leão.

Em visita ao Sport, ex-goleiro Bosco coloca Magrão como maior da história

Foto: Lucas Liausu

Globoesporte.com

Um dos grandes ídolos da história recente do Sport, o ex-goleiro Bosco voltou ao Recife nesta semana e, como não poderia deixar de ser, visitou a sua casa. É desta maneira que ele se refere à Ilha do Retiro, local onde viveu os melhores momentos de sua carreira durante sete anos - somadas as duas passagens. O olhar distante e ao mesmo tempo centrado nas arquibancadas da Ilha do Retiro deixava claro o sentimento do ex-camisa 1. Saudade. Não tinha outra palavra para descrever o momento, quatro anos depois da última vez em que pisou na Ilha do Retiro.

- Quando eu entrei aqui veio muita coisa na minha cabeça. É muito marcante rever tudo isso. A memória da gente é um pouco ingrata. Se você não rever algumas coisas, acaba esquecendo mesmo. Essa vinda aqui foi boa. Vivi momentos de muitas alegrias aqui e não podia deixar de passar na Ilha para reencontrar as pessoas que fizeram parte da minha história. Isso tudo é muito fantástico, marcante para mim. Foi aqui que comecei a minha vida no futebol, e aqui penso em tudo de bom que vivi.

Bosco marcou época no Sport. Foi Campeão Pernambucano sete vezes e conseguiu ser convocado para a seleção brasileira vestindo a camisa rubro-negra. As conquistas levantaram uma discussão de uns anos para cá. O atual dono da camisa 1, Magrão, foi eleito o maior goleiro da história do clube em uma eleição realizada entre os torcedores. A margem em relação a Bosco não foi tão alta, e até hoje alguns torcedores defendem o dono da camisa 1 na década de 90. A defesa, no entanto, é em vão. Para Bosco, não existe comparação entre ele e o amigo Magrão.

- Sem dúvidas, ele é o maior goleiro da história do Sport. Tem mais tempo na casa e ainda está fazendo a sua história. Já fez, mas continua produzindo. Ele merece tudo que está passando. Sou um admirador dele. Jogamos juntos na Portuguesa e no Fortaleza, e quem o conhece sabe que ele é um cara fantástico. Torço muito por ele. Se eu for ficar falando de Magrão vão faltar elogios.

Bosco teve duas passagens pelo Sport. Na primeira ganhou praticamente tudo que disputou. O ex-goleiro pode dizer que fez parte de alguns dos melhores times da história do clube. Fala com saudosismo da equipe de 1998, que conquistou o Campeonato Pernambucano de maneira invicta, mas não consegue deixar de citar o time de 2000, que também levantou o taça do Estadual e ainda brilhou na Copa João Havelange ao conquistar o segundo lugar na primeira fase - sendo eliminado nas quartas de final pelo Grêmio de um promissor Ronaldinho Gaúcho.

- O time de 98 foi melhor, mas o de 2000 foi mais unido. Tínhamos um time um pouco mais limitado, mas ganhamos muita coisa. Caímos na Copa João Havelange em um jogo roubado contra o Grêmio. Passamos por cima de muita coisa em 2000, com salários atrasados inclusive, e conseguimos vencer. Em 1998, a gente sabia que ia vencer quando entrava em campo. A confiança era muito grande. Ganhamos vários clássicos de goleada. Foi um ano brilhante.

E o ano de 1998 também é lembrado por Bosco quando perguntado qual foi a sua grande atuação na Ilha do Retiro. Ele relembra uma partida contra o São Paulo, quando teve a oportunidade de defender um pênalti já no final do jogo. O Leão ganhou a partida por 1 a 0 com um gol justamente após a sua defesa.

- Meu principal jogo foi em 98 contra o São Paulo. Foi marcante por tudo que envolveu a partida. Peguei um pênalti do Dodô aos 43 minutos, e aos 47 Róbson fez o gol da nossa vitória. Saímos de campo ovacionados, e depois daquela vitória tivemos uma alavancada muito grande no torneio.

Crise, brigas e críticas

Quem vê Bosco hoje falando com tanta naturalidade da sua história com o Sport, não imagina que a relação nem sempre foi só de amor. Em 2004, ele chegou a declarar que nunca mais jogaria com a camisa rubro-negra e que o seu ciclo havia sido encerrado. O momento era de raiva e o desabafo foi por conta da sua saída do clube naquele mesmo ano.

- Eu saí do clube magoado porque abri mão de muita coisa para voltar. Abri mão de ganhar um salário melhor na Portuguesa na época. Achei injusto, mas sei que faz parte do futebol. Depois de um tempo a gente acaba entendendo. Foi um momento de desabafo quando falei que não jogaria mais pelo clube.

A declaração foi dada quando ele ainda defendia o Fortaleza, mas o momento mais tenso da relação foi em 2007. Bosco já era jogador do São Paulo, estava no banco de reservas durante uma partida contra o Sport e chamou muita atenção por ter comemorado de forma efusiva os gols do clube paulista. Parecia mais um desabafo, mas ele garante que não.

- O mais grave foi quando comemorei o gol do São Paulo contra o Sport, mas aquilo foi uma situação atípica. Estava no São Paulo vivendo um bom momento, um clube que pagava uma premiação boa por vitória e, além de tudo, o Souza, autor de um dos gols, era meu amigo particular. Ele não passava por um bom momento e a torcida pegava no seu pé. Quando fez o gol veio correndo em minha direção e eu não podia ficar parado, pois sentia aquela dor com ele.

"Não" ao Santa Cruz

Bosco encerrou a sua participação no São Paulo no fim da temporada 2011. Nas férias, resolveu viajar para os Estados Unidos e acabou ficando pelo país. Não havia decidido ainda se iria encerrar a carreira, mas a falta de propostas fez com que a decisão fosse tomada. Segundo ele, apenas dois clubes o procuraram. O primeiro foi o Fortaleza, que não apresentou um bom negócio e o segundo foi o Santa Cruz, mas neste caso a conversa nem foi aberta.

- Sandro estava com Zé Teodoro no Santa Cruz e foi aos Estados Unidos passear. Nos encontramos e ele perguntou se eu não queria ir jogar no Santa. Até pensei, mas decidi não aceitar e encerrar a carreira. Acho que o jogador tem que ser profissional e jogar onde lhe querem, mas naquele caso não tinha necessidade. Eu não estava precisando e não tinha porque encarar aquilo. Para mim, seria como uma aventura. E eu poderia estar abrindo mão de toda a história que eu tinha construído no Sport.

Diretoria do Sport agenda reunião para decidir retorno de Durval

Foto: Ricardo Saibun
Globoesporte.com

O grande sonho da torcida do Sport em ver o zagueiro Durval voltar a vestir a camisa rubro-negra está mais perto de se realizar. Depois da diretoria deixar claro que tem interesse em repatriá-lo, o jogador resolveu se manifestar também confirmando o desejo de voltar para a Ilha do Retiro. A negociação, no entanto, ainda está em fase inicial.

- Durval tem interesse de jogar pelo Sport. Estou conversando com Nei (Pandolfo), mas ainda não falamos de valores. Irei ouvir o que o Sport tem para Durval na próxima segunda-feira, comentou o empresário do jogador, Luiz Gustavo.

Ao contrário do que se especulou nos últimos dias, Luiz Gustavo fez questão de deixar claro que nada foi discutido ainda com a diretoria rubro-negra além do interesse de ambas as partes em estarem juntas no próximo ano.

- Falaram que Durval pediu contrato de três anos, mas isso não existe. Ainda não chegamos a falar sobre isso, ou seja, não é verdade. Vamos sentar na segunda-feira para ver o que o Sport oferece.

Durval é um dos grandes ídolos da torcida do Sport e inclusive foi eleito como melhor zagueiro do clube na seleção histórica ao lado de Ailton. Ele esteve na Ilha do Retiro de 2006 a 2009 e somou quatro títulos do Campeonato Pernambucano, um da Copa do Brasil e um acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Sport chega a impasse e negociação por Marcos Aurélio e Lucas Lima são suspensas

Foto: Ricardo Fernandes

Por SuperEsportes

O Sport pausou as negociações para trazer de volta o meia Lucas Lima e o atacante Marcos Aurélio. As negociações com o Internacional, clube com o qual os jogadores têm contrato, estão emperradas. O principal entrave é que o clube gaúcho quer utilizar os atletas em suas negociações, por conta da valorização deles durante a atual temporada.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Dubeux, a negociação para ter os dois chegou a um impasse. "A situação está inviável, não tem conversa. Por isso vamos ter que dar uma parada. Fizemos o que estava ao nosso alcance. Agora, não depender mais do Sport", explicou.

Diante da dificuldade, o Sport já está em busca de jogadores para ocuparem as vagas dos dois. "Já estamos em busca de peças de reposição. Vamos em busca de atletas do mesmo nível", garantiu Dubeux.

Neto Baiano apalavra rescisão com o Goiás para seguir no Sport em 2014

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

A torcida do Sport pode ter uma notícia positiva nos próximos dias. A diretoria trabalha forte na renovação de contrato com o meia Lucas Lima e com os atacantes Marcos Aurélio e Neto Baiano e pode conseguir a confirmação da manutenção do último muito em breve. Emprestado ao Leão pelo Goiás nesta temporada, Neto tomou a frente da negociação e já deixou apalavrada a sua saída do clube esmeraldino.

- Com o Goiás já está tudo resolvido. Eu iria rescindir com eles e viraria jogador do Sport. Pedi dois anos de contrato aqui e eles ficaram de analisar e dar uma resposta para o meu empresário. Estamos aguardando. Por mim já estaria certo, mas só depende da diretoria do Sport.

Na Bahia curtindo férias, Neto Baiano revelou uma certa ansiedade em acertar logo o seu futuro com o Sport.

- Estou ansioso porque quero ficar no Sport. Foi um clube com o qual eu me identifiquei muito e uma cidade que gostei muito também. Já falei para todo mundo que quero ficar.
Neto Baiano foi contratado pelo Sport no final do mês de setembro e precisou de apenas dois meses para cair nas graças da torcida rubro-negra. Foram sete gols marcados em 13 jogos pelo Leão.

Dirigente garante que Sport só negocia com reforços de nível de Série A

Por SuperEsportes

O Sport deve iniciar a próxima semana com novidades para a torcida. A diretoria segue trabalhando na busca por reforços e garantiu que vai montar um elenco de nível de Série A. Há jogadores que têm tudo acertado com o clube, inclusive, mas o anúncio oficial só vai acontecer quando o contrato for assinado.

Apesar de a força tarefa do futebol ter sido desfeita oficialmente com a nomeação de um único vice-presidente de futebol, Sérgio Kano, os membros dela, Arnaldo Barros e Gustavo Dubeux, continuam trabalhando. As conversas com os reforços seguem. "Fizemos propostas para dez jogadores. A determinação do presidente foi buscar atletas de Série A, que vêm para ser titulares. E nós estamos seguindo isso", afirmou Arnaldo Barros.

Há nomes acertados com o Sport, mas o anúncio só será feito após a assinatura do contrato. Na próxima semana, é provável que os primeiros nomes comecem a ser divulgados. "Temos nomes com tudo certo, mas não podemos anunciar. Só vamos fazer isso quando o contrato estiver assinado. No futebol, as coisas mudam muito", explicou Arnaldo.

Presidente do Sport apresenta seus novos vice-presidentes

Foto: Alexandre Barbosa

Por SuperEsportes

Tempos de mudança no Sport. Nesta sexta-feira, o presidente João Humberto Martorelli apresentou seu novo corpo diretivo para sua gestão. São muitas novidades, em todos os setores do clube. O dirigente ainda criou novas vice-presidêns, com o objetivo de otimizar a sua administração.

Um dos nomes mais aguardados era o do vice-presidente de futebol, que ficará responsável pela condução do carro-chefe do clube. O escolhido foi Sérgio Kano, que vai supervisionar a atuação do executivo contratado, Nei Pandolfo. Kano é conselheiro do clube e já vinha trabalhando com a força tarefa do futebol, junto com Arnaldo Barros e Gustavo Dubeux. Essa força tarefa, por sinal, foi desfeita oficialmente, embora ainda continue atuando na busca por reforços para o Sport.

Uma mudança representativa foi a da vice-presidência administrativa e financeira. Genivaldo Cerqueira, que ocupava a função há vários anos, deixa o clube. O escolhido de Martorelli para o setor foi Roberto Azevedo.

Confira a lista dos novos vice-presidentes de futebol do Sport

Comunicação-Marta Lima
Esportes Amadores-Yuri Romão
Administrativo e financeiro-Roberto Azevedo
Jurídico-Arnaldo Barros
Patrimônio-Alexandre Wanderley
Engenharia-Jair Jarolavisky
Marketing-Gabriel Freire
Social-Jorge Peixoto
Médico-Edelson Dourado
Comercial-Camilo Lélis
Cultural-Felipe Carreras
Assuntos Estratégicos-Ricardo Sá Leitão Júnior
Ouvidor Geral-Eduardo Carvalho
Assessoria de Planejamento Estratégico-Paulo Dalla Nora
Representante na FPF-Fred Domingos
Futebol-Sérgio Kano

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Depois de vassourada na Ilha do Retiro, próximo passo do Leão é contratar

Foto: Edvaldo Rodrigues

Por SuperEsportes

Após anunciar a saída de dez jogadores na terça-feira, o Sport praticamente finalizou a reestruturação do seu elenco para 2014. Salvas poucas exceções, foram embora atletas que não faziam parte do time titular que disputou a Série B. Ao todo, até o momento, a lista dos que não renovarão contrato com o Leão chegou a 12 nomes. Pode ganhar ainda mais alguns componentes, mas a direção já passou para a fase seguinte do planejamento: as contratações.

A diretoria e o novo executivo de futebol, Nei Pandolfo, estão trabalhando na vinda de peças para repor aqueles que saíram. “Tivemos um dia muito produtivo, de contatos e abertura de novas frentes. Passada a fase de reformulação do elenco, agora estamos preocupados com as contratações”, afirmou Arnaldo Barros.

Embora a época não seja das mais fáceis para fechar com os reforços, os dirigentes estão otimistas. Há negociações bastante adiantadas e jogadores com tudo acertado, faltando apenas a assinatura do contrato. “Estamos enfrentando dificuldades, sim, por conta da época, mas temos algumas coisas bem adiantadas e nomes fechados. Até o fim da semana podem surgir novidades”, revelou.

Ao mesmo tempo em que está em busca de reforços, o Sport também tenta renovar com aqueles jogadores que estiveram no clube por empréstimo. As situações de Lucas Lima, Marcos Aurélio e Neto Baiano, porém, seguem indefinidas.

Sport deve emprestar quinteto pouco aproveitado durante a Série B

Foto: Lucas Liausu
Globoesporte.com

O Sport já decidiu não renovar os contratos de 12 jogadores e diminuiu o seu grupo consideravelmente para a próxima temporada. Mesmo assim, alguns atletas ainda podem pegar a portão de saída da Ilha do Retiro nos próximos dias. Cinco atletas pouco utilizados em 2013 ainda seguem no elenco, mas ao que tudo indica estão fora dos planos do técnico Geninho para o próximo ano. São eles o zagueiro Pereira, o lateral-esquerdo Peri, o volante Chumacero e os atacantes Jonathan Balotelli e Diego Maurício.

Os cinco atletas possuem contratos mais longos com o Sport. Como não quer gastar com rescisões, o clube deve esperar propostas de outros clubes para negociar os jogadores.

Segundo informações de bastidores, algumas equipes já demonstraram interesse, mas nada foi concretizado por enquanto. O presidente do Conselho Deliberativo e integrante da força-tarefa do futebol rubro-negro, Gustavo Dubeux, no entanto, garante que os cinco deverão se reapresentar normalmente em janeiro para começar a próxima temporada.

- São jogadores que possuem contrato e que vão se reapresentar normalmente em janeiro.

Do quinteto, o que tem menor vínculo é o atacante Diego Maurício, cujo contrato vai até o final do mês de junho de 2014. O zagueiro Pereira, o lateral-esquerdo Peri e o atacante Jonathan Balotelli têm vínculo até o final de 2014. O contrato mais extenso é o do volante Alejandro Chumacero, que foi contratado no meio deste ano por cinco temporadas.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Comitivas da Alemanha e Costa Rica visitam CT do Sport

Uruguai usou CT do Leão na Copa das Confederações (Foto: Aldo Carneiro)

Globoesporte.com

O sorteio para a Copa do Mundo de 2014 e a definição das seleções que irão jogar na Arena Pernambuco já começou a movimentar a cidade. Nesta semana, o Centro de Treinamentos José de Andrade Médicis, que pertence ao Sport, recebeu a visita de representantes de duas das oito seleções que estão programadas para passar pelo estado.

As primeiras visitantes foram as comitivas de Alemanha e Costa Rica. De acordo com a assessoria do Sport, os alemães e costa-riquenhos gostaram do que viram e já começaram a a planejar a estadia para o período da Copa do Mundo. Ainda segundo os rubro-negros, a seleção da Costa Rica, por exemplo, já cogita a possibilidade de fazer treinamentos contra a equipe de base do Sport.

- Acho que as duas podem escolher o Sport como local de treino. A Costa Rica, por exemplo, já nos sondou para realizar um treinamento com nossos atletas da categoria de base durante o período da Copa – afirmou o diretor do CT do Sport, Camilo Lelis, em entrevista ao site do Sport.

Além de Costa Rica e Alemanha, também jogarão no Recife as seleções de Costa do Marfim, México, Estados Unidos, Croácia, Itália e Japão. As duas últimas já estiveram na cidade no período da Copa das Confederações.

Pequeno torcedor do Sport com doença rara dá exemplo de esperança

Imagem: Reprodução/Globo Nordeste

Globoesporte.com

Vinícius Eduardo Alves, de oito anos, é mais um garoto jogando futebol em um campinho de terra batida no Bairro de Rio Doce, em Olinda. A empolgação é a mesma para correr atrás da bola. Mas, enquanto os garotos que brincam com ele sonham com um futuro também dentro de campo, Vinícius quer apenas a chance de continuar sonhando. A diferença dele para os outros garotos é que Vinny, como é carinhosamente chamado, não tem uma das pernas. Há dois anos, a família descobriu que o menino sofre de uma doença rara: Sarcoma de Ewing, um tipo de câncer agressivo, que atinge os ossos.

- Um dia ele estava brincando, jogando futebol e de repente a perna foi pra trás. Aí fizemos um raio-x e verificou-se que ele tinha duas rachaduras na perna. Assim foi detectado que Vinícius estava com câncer – explica a mãe, Edna Lázaro.

Por causa da doença, Vinícius precisou amputar a perna esquerda, 15 dias depois de ter perdido o pai, que morreu de câncer. A situação do menino é grave e há poucas chances de cura. A esperança está depositada em um tratamento na Alemanha.

- Os médicos no Brasil disseram que já fizeram tudo que podiam e não foi suficiente. A gente soube através de um médico português sobre as células dendítricas.

O tratamento com células dendítricas, que consiste em retirar sangue do paciente e transformá-lo em vacina para injetar na área afetada pela doença. O procedimento não existe no Brasil e custa cerca de 110 mil reais.

Desempregada e sem recursos, a mãe recorreu à rifas e à internet para tentar arrecadar o dinheiro. Apesar da campanha "Tudo Pelo Vinny" ter ganho repercussão nas redes sociais, até agora só foram arrecadados 7 mil reais.

Enquanto a mãe tenta reunir condições para buscar a cura do filho, Vinícius vai levando a vida com coragem, confiança e alegria. O menino tenta ter uma rotina normal, de qualquer garoto, sempre com um sorriso no rosto.

- Brinco de pega, de esconder,  bolinha de gude, ando de skate e, de vez em quando, também faço uma caminhada.

Tudo isso usando sempre a inseparável camisa do Sport, clube do coração. Vinícius até já se encontrou com o ídolo do time, o goleiro Magrão. Mesmo com  dificuldade por não ter uma perna, bater bola no campinho da comunidade é a atividade preferida. Vinícius usa muletas para poder brincar com os amigos, mas não deixa de participar. E assim, o pequeno guerreiro prova a cada dia que, para viver um sonho, definitivamente, não é preciso ter os dois pés no chão.

Doações para ajudar Vinícius podem ser depositadas no Banco do Brasil, agência 2365-5, conta 300.000-1, em nome de Edna Lázaro Alves.

George Lucas se despede do Sport sem mágoas e grato por oportunidade

Foto: Aldo Carneiro
Globoesporte.com

Fora dos planos do Sport para a temporada 2014, junto com outros 11 atletas, o lateral George Lucas preferiu não lamentar o fato. Ao contrário, se diz agradecido por ter feito parte de um grupo vitorioso, onde todos se consideravam como uma família, sem deixar de lembrar o ex-treinador Marcelo Martelotte.

- Gostaria de agradecer a todos os companheiros de equipe pela união e família que foi formada neste ano de 2013. Foi nesse clima de família que esse grupo de jogadores, a diretoria, a comissão técnica - incluindo o professor Marcelo Martelotte que me indicou ao Clube - além do torcedor, que conquistamos nosso objetivo.

Sem lamentar a decisão do clube, o lateral também afirmou que se doou ao máximo para ajudar o clube quando foi acionado, se dedicando aos treinamentos, embora, pela boa fase de Patric, não tenha tido muitas oportunidades no time.  Agora o jogador aguarda uma definição sobre seu destino na próxima temporada.

- Saio satisfeito por ter ajudado de alguma maneira esse clube a retornar a Série A do Campeonato Brasileiro. Quanto ao meu futuro, ainda está indefinido. Tenho propostas do Brasil e do Exterior, mas em breve terei uma definição quanto a isso.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Dez atletas não renovam e deixam o Sport



Blog Futuro Sport

Um dia após à apresentação do Diretor Executivo de Futebol, Nei Pandolfo, e à não-renovação com o zagueiro Tobi, uma vassourada na Ilha do Retiro. Mais dez jogadores que não interessavam ao Sport entraram em acordo com a diretoria e não continuam em 2014.

São eles o goleiro Matheus Cavichioli, o lateral-direito George Lucas, os zagueiros Aílson, Gabriel, Rafael Pereira e Vinícius Simon, o volante Fábio Bahia, os meias Patrik Silva e Camilo e o atacante Mateus Lima. Antes deles, o atacante Nunes já havia entrado em acordo e fechado com o Santo André/SP.

Tobi deixa o Sport com a sensação de dever cumprido: 'Nunca vou esquecer'

Foto: Aldo Carneiro
Globoesporte.com

Depois de quatro anos de clube e pouco mais de 200 jogos, o zagueiro e volante Tobi encerrou na última segunda-feira a sua história no Sport Club do Recife. Não por vontade própria, já que queria ficar, mas por uma decisão da diretoria. O contrato não foi renovado. Apesar da saída até certo ponto inesperada, Tobi garante que não deixa a Ilha do Retiro triste ou magoado. Muito pelo contrário. O sentimento é de gratidão e dever cumprido por tudo que fez no clube. Foram dois acessos para a Série A do Campeonato Brasileiro e o título do Campeonato Pernambucano de 2010, onde inclusive foi capitão e levantou a taça.

Depois de quatro anos de clube e pouco mais de 200 jogos, o zagueiro e volante Tobi encerrou na última segunda-feira a sua história no Sport Club do Recife. Não por vontade própria, já que queria ficar, mas por uma decisão da diretoria. O contrato não foi renovado. Apesar da saída até certo ponto inesperada, Tobi garante que não deixa a Ilha do Retiro triste ou magoado. Muito pelo contrário. O sentimento é de gratidão e dever cumprido por tudo que fez no clube. Foram dois acessos para a Série A do Campeonato Brasileiro e o título do Campeonato Pernambucano de 2010, onde inclusive foi capitão e levantou a taça.

- Saio feliz porque tenho certeza que sempre dei o meu melhor. Fiz mais de 200 jogos com essa camisa e quando cheguei o time estava na segunda divisão, agora está na primeira. Isso para mim foi o mais gratificante. Dei essa alegra ao torcedor e saio feliz. Com a sensação de dever cumprido.

O fim do contrato significa que Tobi não fará mais parte do elenco do Sport para o próximo ano, mas não que a relação acabou. Identificado com o clube pela raça que sempre demonstrou em campo, o ex-camisa 5 garante que nunca irá esquecer os dias vivenciados na Ilha do Retiro.

- O Sport está guardado na minha carreira. Criei uma identificação muito grande com o clube e nunca vou esquecer . Vou levar o que vivi aqui por toda a minha vida. Só tenho que agradecer ao torcedor.

A decisão pela não renovação do contrato do zagueiro aconteceu em uma reunião na última segunda-feira, mas o jogador ainda pisará na Ilha do Retiro mais uma vez. Isso porque a diretoria programa para ele a entrega de uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao clube nos quatro anos.

Programa replay: apresentação de Nei Pandolfo, novo diretor do Sport

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sport decide não renovar com Tobi, e diretor afirma: 'Hora do desenlace'

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

O Sport divulgou, por meio de seu site, a saída de Tobi do clube. O contrato do jogador chegou ao fim e o Leão não teve interesse pela renovação. O atleta foi comunicado nesta segunda-feira de que o vínculo com o Rubro-negro estava desfeito.

No site, o Sport agradeceu pelos "serviços prestados" nos quatro anos em que defendeu o Sport. Ainda no comunicado oficial, o clube afirma que fará "uma homenagem ao jogador que era exemplo da garra dos jogadores do Sport".

- Tobi é um atleta de excelentes serviços prestados ao clube, com sua postura impecável. É uma referência para o elenco e não foi fácil para a diretoria tomar a decisão de não renovar com ele. Mas considerando que temos um planejamento a ser cumprido, optamos pela diminuição da idade média do grupo. Apesar de Tobi ter nos ajudado muito, chegou a hora do desenlace. Vamos homenageá-lo em breve - disse o advogado Arnaldo Barros, um dos integrantes da força-tarefa que atualmente está à frente do futebol do Sport.

Recentemente, Tobi declarou que estava confiante de que renovaria o contrato com o Sport. Até o momento, o Leão já renovou com o técnico Geninho, com o goleiro Magrão e com o meia Ailton.
Para 2014, as mudanças não ficaram apenas dentro das quatro linhas. O Sport contratou Nei Pandolfo como novo executivo de futebol, que já prometeu montar um time competitivo para 2014. Por sua vez, o coordenador técnico Sandro Goiano não teve o contrato renovado na semana passada.
Capitão e susto

Este ano, Tobi chegou a assumir a braçadeira de capitão do Sport sob o comando de Geninho. O jogador também protagonizou uma cena preocupando no jogo entre o Leão e o Avaí pela Série B, quando se chocou com o goleiro Magrão e saiu desacordado de campo. Em 2013, Tobi chegou à marca dos 200 jogos pelo clube e recebeu uma homenagem da diretoria rubro-negra. Aos 35 anos, ele deixa o clube com um título pernambucano, em 2010, e dois acessos à Série A, em 2011 e o mais recente.

João Humberto Martorelli promete presente para a torcida do Sport

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

O presidente do Sport João Humberto Martorelli estava aguardando a chegada do executivo de futebol contratado, Nei Pandolfo, para tocar a renovação de contratos de atletas que o clube deseja manter e buscar reforços para qualificação do elenco. O novo dirigente chegou ao Recife na noite do último domingo e já está em reunião com a diretoria rubro-negra para acertar os primeiros detalhes para formação do elenco.

No programa Lance Final, da Globo Nordeste, o presidente leonino explicou que estão sendo procurados reforços para todos os setores e uma atenção especial será dada à defesa.

- Existem atletas de primeiro nível no elenco atual e estamos consultando diversos empresários. Já temos uma lista completa de reforços para todos os setores. Claro, dada a qualificação dos ataques da Série A, a defesa será importantíssima. Mas a preocupação é trazer atletas para todos os setores.

Sem adiantar nenhum nome, o presidente do Sport também prometeu uma surpresa para os rubro-negros.

- Espero constituir um elenco à altura da tradição do Sport Club do Recife e dar um grande presente para a torcida do Sport. Não vamos divulgar agora mas estamos fazendo um esforço muito grande para trazer um atleta, ou atletas que possam estar à altura da camisa rubro-negra e que possam levar o Sport às cabeceiras do Brasileiro da Série A.

Com fim da Série A, semana será decisiva para renovações no Sport

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

Depois de renovar com Ailton e Magrão, as atenções dos dirigentes do Sport agora estão voltadas para três jogadores que irão precisar de uma negociação mais longa. O meia Lucas Lima e os atacantes Marcos Aurélio e Neto Baiano estiveram na Ilha do Retiro nesta temporada por empréstimo e agradaram. A intenção de renovar já ficou clara, mas na última semana as conversas foram dificultadas pelo fato de a Série A do Campeonato Brasileiro ainda não ter sido finalizada.

Agora, com o fim da Série A, os dirigentes do Sport estão vendo as portas abertas para que as conversas com Internacional e Goiás avancem. Os gaúchos são detentores dos direitos federativos de Lucas Lima e Marcos Aurélio, enquanto os goianos possuem contrato com Neto Baiano.

- A partir desta segunda-feira vamos começar a cair em campo para definir a situação desses três jogadores. Já tivemos conversas preliminares, mas tudo ficou para depois da Série A - comentou o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gustavo Dubeux, que foi designado pelo presidente João Humberto Martorelli para cuidar do futebol ao lado de outros rubro-negros como Arnaldo Barros e Luciano Monte, até que uma diretoria fixa seja montada.

Os três jogadores já deixaram claro que querem continuar na Ilha do Retiro, mas com a valorização pelo bom papel apresentado na Série B, chamaram a atenção de outros clubes. O Palmeiras está interessado em Lucas Lima. O empresário de Marcos Aurélio garantiu ter propostas de um clube coreano e de um clube paulista, enquanto Neto Baiano também confirmou que já recebeu sondagens.

Técnico do Sport elogia novo diretor: 'pessoa séria'

Foto: Rogério Moroti

Globoesporte.com

Se o Sport depender do entrosamento entre o técnico Geninho e Nei Pandolfo, novo executivo de futebol do clube, para ir bem na próxima temporada, o torcedor rubro-negro já pode começar a preparar a comemoração. O treinador e o novo dirigente são amigos pessoais há muito tempo e pela primeira vez terão a oportunidade de trabalhar juntos.

- Nos conhecemos desde a época que éramos jogadores e depois o relacionamento continuou. Ele é uma pessoa séria e que sempre exerceu uma liderança muito boa. Foi capitão no Bragantino, onde jogou por muito tempo.

Além das referências em campo, Geninho também acredita que Nei Pandolfo chega ao Sport com um currículo na função de executivo já de respeito.

- Ele passou muito tempo no Santos e eu moro lá. Tivemos alguns contatos nessa época. A experiência dele foi boa lá e isso o credencia a fazer um bom trabalho no Sport. É um profissional que chega sem vício e com muita vontade de vencer.

Torcidas do Náutico e Sport invertem papéis em relação ao fim de 2012

Foto: Aldo Carneiro

Globoesporte.com

Na última rodada da Série A em 2012, o Náutico venceu o Sport e viu o Leão ser rebaixado para a Série A. Os alvirrubros fizeram festa no estádio dos Aflitos e os rubro-negros andavam cabisbaixos pela cidade. Este ano, tudo se inverteu. O Timbu caiu para a Série B e, apesar de passar a mandar seus jogos na Arena Pernambuco, viu o público diminuir a cada vexame no torneio. O fim do ano para a torcida do Sport foi feliz. O time subiu para a Série A e os rubro-negros ficaram com a marca de maior média de público da Segunda Divisão, à frente do Palmeiras.

Este ano, a torcida do Sport não fez da Ilha do Retiro o famoso caldeirão e chegou a deixar o time na mão algumas vezes graças à inconstância dos jogadores dentro de campo. Ainda assim, o Leão teve uma média de público de 15.686 torcedores - o Palmeiras (14.974) e o Ceará (13.847) vieram em seguida.

A força da torcida do Sport não apareceu apenas dentro de campo. Fora dele, os rubro-negros mostraram que são capazes de encher as ruas. Assim como ocorreu em 2011, os torcedores comemoraram o acesso tomando conta do Recife com milhares de pessoas.

Já o Náutico, que encerrou 2012 em alta, teve um ano difícil. No começo do Brasileirão, a torcida compareceu em bom número à Arena Pernambuco. Mas bastou o time ir mal – tanto que terminou rebaixado como lanterna – para o público começar a se reduzir. Ainda haverá rodada neste domingo, mas é certo que no quesito presença da torcida no estádio o time está mais perto do Z-4 do que do G-4 como mostra a média parcial de torcedores na Série A.

Na última partida do Timbu na Série A, no último sábado, cerca de dez mil torcedores foram ao estádio e a maior parte era de corintianos. A despedida só não foi mais melancólica porque dentro de campo o time teve um sopro de força e vence o Corinthians por 1 a 0.

Para o torcedor Milton Cunha, que compareceu à Arena Pernambuco, para ver a despedida do Náutico da Série A, 2013 é mesmo um ano para se esquecer.

- Este ano tem que acabar logo. O ano de 2013, para o Náutico, foi horrível. Com a chegada de um ano novo, as esperanças se renovam. Espero que em 2014 tudo possa mudar e que o Náutico volte a disputar as posições de cima dos campeonatos que disputar.

Saulo Xavier, outro alvirrubro que foi à Arena Pernambuco, foi ainda mais duro nas críticas com a própria torcida e o time.

- O Náutico começou o ano como uma das melhores médias de público, mas hoje, o estádio está vazio. A gente fica olhando a torcida do Corinthians fazendo festa e isso nos envergonha. Era para a torcida do Náutico estar mandando na Arena Pernambuco, mas, infelizmente, isso não aconteceu.

Para Ailton, permanência no Sport é presente de Natal antecipado

Foto: Elton de Castro

Globoesporte.com

Segundo jogador a renovar contrato com o Sport para a próxima temporada, o meia Ailton se mostrou muito feliz com o acerto da renovação de contrato na última sexta-feira. Apesar do pouco tempo de clube, o jogador garante ter se identificado com o que encontrou na Ilha do Retiro e garantiu que a permanência foi o seu grande presente de Natal neste ano.

- Estou muito feliz, foi meu presente de Natal antecipado. Tenho uma grande identificação com essa camisa e com essa torcida maravilhosa. Tenho certeza que o ano de 2014 será um grande ano do Sport.

Ailton não participou das negociações, mas ficava sabendo de tudo em tempo real por intermédio dos seus empresários. E no fim, acredita que o melhor negócio foi feito para as duas partes.

- Quero agradecer muito a toda diretoria do Sport que foi extremamente profissional e correta e também meus agentes, Marcos Santos e Angelo Canuto, que me deram essa notícia maravilhosa.

sábado, 7 de dezembro de 2013

Em 2014, Geninho quer mesclar força física com técnica no time do Sport

Foto: Aldo Carneiro
Globoesporte.com

Depois de assumir o Sport já na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro e de só ter conseguido indicar três jogadores para ajudar no acesso, o técnico Geninho participará efetivamente do planejamento para o ano de 2014. Mesmo de longe, já que não se encontra mais no Recife, o treinador ajudará os diretores do clube com indicações de jogadores e sobretudo com o aval aos que foram indicados pelos diretores.

- Estamos nos reunindo direto. Estamos correndo atrás dos reforços e renovações. Eu participo mais com indicações de jogadores e analiso alguns nomes que não são indicados a mim, já que temos alguns diretores que também recebem os nomes. Faço a parte que me compete que é aprovar ou não o nome e dar referência. Quando entramos num consenso a diretoria começa a trabalhar em campo para contratar o jogador.

Segundo Geninho, a ideia é montar um time que consiga mesclar a qualidade técnica que é exigida na Série A com a força física que normalmente se vê na Série B.

- Acho que temos que ter uma equipe mista. A Série A é diferente da Série B e temos que ter uma qualificação necessária, mas se a gente for analisar as estatísticas vamos ver que neste ano não tivemos muitas goleadas porque os times marcaram muito também. Por isso acho que temos que ter uma equipe com pegada também.

Antes de viajar, Geninho já deixou com os diretores a lista dos jogadores do atual elenco que ele pretende continuar no ano que vem. E no topo da lista se encontram os nomes de Lucas Lima, Neto Baiano e Marcos Aurélio.

- Eles três foram bem e nos interessam muito, mas sabemos que são negociações mais difíceis porque envolve outro clube e o jogador. Vamos torcer para que tudo dê certo.

Sport decide não renovar contrato com Sandro Goiano para 2014

Foto: Lívio Angelim

Globoesporte.com

A posse do novo presidente do Sport, João Humberto Martorelli, promete muitas mudanças. Depois de informar que não contará mais com o Executivo de Futebol Marcos Amaral e de contratar Nei Pandolfo para o cargo, outra mudança no departamento foi conhecida nesta sexta-feira. O coordenador técnico Sandro Goiano não continuará mais no cargo em 2014.

Contratado no mês de junho para substituir Gustavo Bueno, que trocou o cargo no Sport para ser auxiliar técnico de Sérgio Guedes no Ceará, Sandro Goiano tinha a função de fazer a ligação dos jogadores com a diretoria de futebol e apesar de ter ajudado a equipe a conquistar o seu objetivo, foi dispensado pelo novo presidente.

Sandro Goiano foi jogador do Sport nos anos de 2008 e 2009 e foi figura importante na conquista da Copa do Brasil de 2008 compondo o meio de campo ao lado de Daniel Paulista e Romerito. Em 200,9 não conseguiu repetir as boas atuações e acabou deixando o clube no final do ano depois do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda jogou no Paysandu antes de encerrar a carreira, em 2011.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Depois de renovar com Magrão, Sport acerta com Ailton para mais um ano

Foto: Aldo Carneiro
Globoesporte.com

A sexta-feira foi de renovações para o Sport. Depois de fechar um acordo com o goleiro Magrão por mais um ano, o clube também acertou com o meia Ailton até o final da temporada 2014. A negociação foi toda conduzida pelos representantes da força-tarefa que está gerindo o futebol do clube, Arnaldo Barrros, Gustavo Dubeux e Luciano Monte.

- Demorou um pouquinho para fechar, mas enfim chegamos a um acordo e agora está tudo certo. As duas partes estão felizes com o acerto - comentou o empresário de Ailton, Marcos Santos.

A negociação de Ailton com o Sport foi iniciada na última quinta-feira e, de acordo com o empresário Ângelo Canuto, a primeira reunião já levava a situação para um final feliz. A expectativa era que o acordo fosse fechado ainda na manhã desta sexta-feira, mas alguns detalhes atrasaram um pouco mais a assinatura do contrato.

Ailton foi contratado pelo Sport no meio da Série B do Campeonato Brasileiro por indicação de Geninho e acabou sendo peça importante no acesso rubro-negro. Com a permanência do treinador, o jogador se tornou uma das prioridades da diretoria para o ano de 2014.

O próximo passo agora para os diretores do Sport é a renovação do meia Lucas Lima e dos atacantes Marcos Aurélio e Neto Baiano. Os três estão no clube emprestados e por isso a negociação deve ser mais longa.

Magrão renova contrato com o Sport, e fica no clube até fim do próximo ano

Globoesporte.com

O medo que o torcedor do Sport teve por alguns dias ao pensar que não poderia ver o goleiro Magrão vestindo a camisa do Sport no próximo ano pode ser deixado de lado. Com o contrato se encerrando no dia 30 de dezembro, o camisa 1demorou a ser procurado e chegou a dar uma entrevista comentando que o jogo contra o Paysandu poderia ter sido o seu último na Ilha do Retiro. No entanto, nesta sexta-feira as duas partes chegaram em um acordo e Magrão segue como jogador do Leão durante pelo menos mais um ano.

- Renovei por mais um ano. Foi uma conversa rápida. Eles apresentaram a proposta, eu fiz a minha e nós chegamos a um meio-termo - comentou o goleiro, que demonstrou muita tranquilidade e felicidade com o acordo.

Magrão foi contratado pelo Sport em abril de 2005 e de lá para cá colecionou conquistas. Foram cinco títulos do Campeonato Pernambucano, uma Copa do Brasil e três acessos da Série B do Campeonato Brasileiro para a Série A. Magrão foi ainda escolhido pela torcida como o maior goleiro da história do clube.

- Nunca falei que seria candidato. Apenas me filiei. Ainda quero continuar jogando.

Com 36 anos, Magrão tem mais de 400 jogos pelo Sport e havia a expectativa que ele pudesse sair do clube pelo fato do jogador ter se filiado a um partido político para se candidatar a um cargo de deputado federal no próximo ano. No entato, o jogador afirmou que quer seguir jogando no Leão.