Foto: Aldo Carneiro |
Globoesporte.com
Na última rodada da Série A em 2012, o Náutico venceu o Sport e viu o Leão ser rebaixado para a Série A. Os alvirrubros fizeram festa no estádio dos Aflitos e os rubro-negros andavam cabisbaixos pela cidade. Este ano, tudo se inverteu. O Timbu caiu para a Série B e, apesar de passar a mandar seus jogos na Arena Pernambuco, viu o público diminuir a cada vexame no torneio. O fim do ano para a torcida do Sport foi feliz. O time subiu para a Série A e os rubro-negros ficaram com a marca de maior média de público da Segunda Divisão, à frente do Palmeiras.
Este ano, a torcida do Sport não fez da Ilha do Retiro o famoso caldeirão e chegou a deixar o time na mão algumas vezes graças à inconstância dos jogadores dentro de campo. Ainda assim, o Leão teve uma média de público de 15.686 torcedores - o Palmeiras (14.974) e o Ceará (13.847) vieram em seguida.
A força da torcida do Sport não apareceu apenas dentro de campo. Fora dele, os rubro-negros mostraram que são capazes de encher as ruas. Assim como ocorreu em 2011, os torcedores comemoraram o acesso tomando conta do Recife com milhares de pessoas.
Já o Náutico, que encerrou 2012 em alta, teve um ano difícil. No começo do Brasileirão, a torcida compareceu em bom número à Arena Pernambuco. Mas bastou o time ir mal – tanto que terminou rebaixado como lanterna – para o público começar a se reduzir. Ainda haverá rodada neste domingo, mas é certo que no quesito presença da torcida no estádio o time está mais perto do Z-4 do que do G-4 como mostra a média parcial de torcedores na Série A.
Na última partida do Timbu na Série A, no último sábado, cerca de dez mil torcedores foram ao estádio e a maior parte era de corintianos. A despedida só não foi mais melancólica porque dentro de campo o time teve um sopro de força e vence o Corinthians por 1 a 0.
Para o torcedor Milton Cunha, que compareceu à Arena Pernambuco, para ver a despedida do Náutico da Série A, 2013 é mesmo um ano para se esquecer.
- Este ano tem que acabar logo. O ano de 2013, para o Náutico, foi horrível. Com a chegada de um ano novo, as esperanças se renovam. Espero que em 2014 tudo possa mudar e que o Náutico volte a disputar as posições de cima dos campeonatos que disputar.
Saulo Xavier, outro alvirrubro que foi à Arena Pernambuco, foi ainda mais duro nas críticas com a própria torcida e o time.
- O Náutico começou o ano como uma das melhores médias de público, mas hoje, o estádio está vazio. A gente fica olhando a torcida do Corinthians fazendo festa e isso nos envergonha. Era para a torcida do Náutico estar mandando na Arena Pernambuco, mas, infelizmente, isso não aconteceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário