quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Sport na Sul-Americana?
Em meio à dura constatação do rebaixamento e ao conturbado processo eleitoral que chacoalha os bastidores da Ilha do Retiro, uma frágil possibilidade pode afagar o ego rubro-negro. Isto porque apesar de ter feito uma péssima temporada, o Sport pode ser agraciado com uma vaga numa competição internacional em 2013. Isso mesmo. A Sul-Americana ainda não fechou as portas para o Leão. As chances, entretanto, são pequenas. E já dividem as opiniões dos candidatos à presidência do clube.
Remodelada no formato brasileiro, a Copa Sul-Americana de 2013 terá oito times do país, mas com um critério pouco ortodoxo, que mistura o desempenho em três competições. É preciso ler e reler para entender de forma segura a fórmula que praticamente garante o Náutico – só precisa ser eliminado antes das oitavas de final da Copa do Brasil – e que dá esperança, acredite, ao Sport. Com o fim das edições desta temporada das Séries A e B, já é possível configurar os caminhos para a confirmação das vagas destinadas à CBF para o torneio internacional, agendado para começar somente em 14 de agosto do ano que vem.
A lista conta com 18 candidatos às vagas. Os oito primeiros têm vaga pré-assegurada, porém, esses times não podem chegar, necessariamente, às oitavas de final da Copa do Brasil de 2013, a quarta fase do mata-mata. Somente a presença de um desses times nas oitavas da Copa do Brasil abre a chance para os demais da fila, e assim sucessivamente. Tudo por causa do apertado calendário do futebol nacional e o choque de datas. Como curiosidade, a ordem dos postulantes à Sul-Americana, que coloca os quatro clubes que conquistaram o acesso à elite na frente dos quatro rebaixados neste ano.
Torcida
Para conquistar a improvável vaga, os rubro-negros já têm uma tarefa imediata: torcer para o São Paulo vencer o Tigre na final da Sul-Americana, que começa hoje. Automaticamente, o Tricolor estaria fora da Copa do Brasil, pois teria que disputar a Libertadores e a Sul-Americana do ano que vem. Neste caso, o Vasco, melhor colocado no Brasileirão entre os não classificados à Libertadores, irá automaticamente às oitavas da Copa do Brasil. Logo, está fora da competição continental. Além disso, os rubro-negros precisarão torcer para que as equipes que estão à sua frente na lista de espera façam uma boa campanha na Copa do Brasil. Dos quinze times na sua frente, pelo menos oito, independentemente da divisão, precisam se classificar às oitavas de final.
Por fim, é preciso que o próprio Sport queira disputar a competição. Afinal de contas, no momento, os dois candidatos à presidência do clube manifestaram-se com posições opostas a participação do clube no torneio.
Confira a lista dos candidatos à Sul-Americana
1º Vasco
2º Botafogo
3º Santos
4º Cruzeiro
5º Internacional
6º Flamengo
7º Náutico
8º Coritiba
9º Ponte Preta
10º Bahia
11º Portuguesa
12º Goiás
13º Criciúma
14º Atlético-PR
15º Vitória
16º Sport
17º Atlético-GO
18º Figueirense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário