sexta-feira, 31 de maio de 2013

Sport visita Figueirense disposto a conseguir segunda vitória na Série B

No primeiro jogo no comando do Sport, Marcelo Martelotte teve cenário positivo: jogou em casa contra uma equipe que, embora tivesse vencido o Leão duas vezes recentemente, não punha muito medo no Rubro-Negro. Nesta sexta-feira, às 21h50, contudo, o teste é mais duro. O time sai do Recife, vai a Florianópolis e enfrenta o Figueirense em seu Orlando Scarpelli. O duelo é válido pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Os próprios leoninos puseram os catarinenses como favoritos ao acesso. "O Figueirense é um dos adversarios diretos na luta pelo acesso. Pelo treinador, pela qualidade da equipe e pela estrutura do clube. Por isso, é uma partida importante", disse Martelotte. Seu xará Cordeiro endossou a opinião. "Eu coloco o Figueirense como um dos candidatos ao acesso. É um clube bem estruturado e que acabou de vir da Série A", advertiu o lateral-esquerdo. "Uma vitória lá na casa deles, vai trazer uma confiança muito grande para a equipe", completou.

O jogador, por sinal, é a única mudança do time em relação ao que venceu o ABC na última terça-feira. E a alteração é obrigatória. O antigo titular, Reinaldo, deixou o clube e deve se apresentar em breve ao São Paulo. Nas demais posições, os nomes são os mesmos. Isso significa que Maurício, por exemplo, ficará no banco. A defesa titular será composta por Gabriel e Tobi.

O lateral-direito segue sendo Welton. O jovem atleta, volante de origem, não vê problemas em ser improvisado. "Se o time precisar, eu fico até o fim do campeonato nessa posição", disse. O setor de frente também permanece: Lucas Lima, Marcos Aurélio, Felipe Azevedo e Nunes.

Figueirense

A equipe catarinense está bem na competição. Claro que é apenas o início da Série B, mas o time dirigido por Adilson Batista acumula duas vitórias em dois jogos. Suas vítimas foram dois Américas. O do Rio Grande do Norte e o de Minas Gerais.

Como de costume, o técnico Adilson Batista fez mistério e fechou os portões no último treino da equipe antes do jogo. A expectativa é que ele faça uma alteração, já que o volante Ronaldo Tres torceu o tornozelo direito e deixou o treinamento. É dúvida para o duelo contra o Sport.

Batista pode, portanto, mudar apenas as peças ou o esquema todo. Se decidir apenas mudar seis por meia dúzia, tem à disposição os também volantes Nem e Hildo. A outra possibilidade é ele escalar Gerson Magrão na esquerda e deslocar Wellington Saci, ex-Sport, para a criação de jogadas. A dúvida deve permanecer até momentos antes do duelo.

Ficha do Jogo

Figueirense: Ricardo; André Rocha, Douglas Silva, Thiego e Wellington Saci (Gerson Magrão); Willian Magrão, Maylson, Tinga e Gerson Magrão (Wellington Saci); Ricardinho e Rafael Costa. Técnico: Adilson Batista

Sport: Magrão; Welton, Gabriel, Tobi e Marcelo Cordeiro; Renan Teixeira, Rithely, Lucas Lima e Marcos Aurélio; Felipe Azevedo e Nunes. Técnico: Marcelo Martelotte

Local: Orlando Scarpelli; Horário: 21h50; Árbitro: Leandro Junior Hermes (PR); Assistentes: Ivan Carlos Bohn e  Diego Grubba Schitkovski (Ambos do PR)

Welton abdica do meio-campo pela titularidade

Criado nas categorias de base do Leão, Welton Heleno dos Santos, se juntou ao Sport ainda no sub-17. Agora, com 20 anos, o volante faz parte do elenco profissional do Leão. Na cabeça-de-área da equipe, Welton Heleno dos Santos “briga” por uma vaga contra seis companheiros de time. Mas, pelas passadas largas, a capacidade de recomposição da defesa e a qualidade no passe, o garoto rubro-negro ganhou a titularidade improvisado na lateral-direita. E deve enfrentar o Figueirense, nesta sexta (31), no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Com os términos de contrato de Cicinho e Moacir. A lateral-direita do Leão ficou carente de um jogador de origem - George Lucas já fez exames médicos, mas só será apresentado na próxima segunda –. “Enquanto estiver essa vaguinha, eu estou por aqui”, brincou Welton.

Foi dos pés do lateral-direito improvisado que nasceu a jogada do gol contra o ABC-RN. Dois minutos do segundo tempo, Welton recebeu passe na intermediária direita arrancou na velocidade e fintou o marcador, cortando para dentro da área. O garoto tocou em Felipe Azevedo e viu o atacante soltar a bomba. A bola estourou na defesa potiguar e sobrou para Gabriel marcar o único gol do jogo.

O passe para Felipe Azevedo rendeu o gol. A atuação contra o ABC-RN gerou elogios do técnico rubro-negro. “É um jogador com boa força física, uma passada larga e que tem um bom passe. Não sofreu com a pressão e desempenhou bem a função de lateral-direito”, analisou Marcelo Martelotte. E Welton afirmou: “O mais importante é ajudar o grupo a crescer na competição e voltar para a Série A”.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Diante do Figueirense, Martelotte parte para novo desafio no Sport


O técnico Marcelo Martelotte começou bem a sua trajetória como comandante na Ilha do Retiro. Sob suas ordens, o Sport conquistou a primeira vitória depois de cinco derrotas consecutivas. Dentro de casa, 1 a 0 contra o ABC-RN. Agora, ele parte para um novo desafio no Leão: contra o Figueirense dentro do Orlando Scarpelli, às 21h50 desta sexta-feira. Para Martelotte, o time catarinense é um dos grandes candidatos à ascensão à Série A 2014.

"Pensando em acesso e título, o Figueirense é um adversário direto. A gente entende que por isso, é uma partida muito importante. Mas a equipe do Figueirense está numa situação mais adiantada que a nossa. Tem mais conjunto", comentou o treinador. "Por outro lado, é um adversário que vai sair pro jogo, que vai ser empurrado pela torcida. Então, tem tudo pra ser um jogo mais interessante, do ponto de vista técnico, do que a gente viu na terça feira", acrescentou.

Apesar de ter vencido a primeira partida disputada, Martelotte admite que a equipe ainda não "convenceu" a torcida rubro-negra. De acordo com ele, a vitória sobre o ABC trouxe confiança, mas é preciso ganhar ainda mais para chegar a um bom nível de jogo.

"A gente sabe que ainda estamos distantes de fazer uma partida ideal. Até pela situação que vivíamos antes do jogo com o ABC. Tínhamos a necessidade muito grande de vencer, independentemente de como a vitória viria. A ideia de manter a equipe vem disso, da necessidade que temos de ganharmos confiança, conjunto. A partir daí, começarei a aplicar as mudanças que quero fazer. A gente não vai conseguir chegar ao ideal em duas ou três partidas, mas entendo que a repetição do time ajuda nisso aí", afirmou.

Até a pausa do futebol brasileiro para a Copa das Confederações 2013, o Leão ainda tem quatro compromissos pela Série B - Figueirense e Guaratinguetá fora e Palmeiras e Bragantino na Ilha do Retiro. Martelotte disse que não gosta de projetar metas, tentará pontuar jogo a jogo e, quem sabe, somar até 15 pontos.

"Não costumo fazer contas de pontos a fazer. O objetivo é pontuar o maximo que pudermos. Quero fazer 15 pontos. Temos que pensar jogo a jogo. Ainda temos muitas dificuldades. A conversa que tenho tido com os jogadores é jogo a jogo. A partir daí, vamos pensar no Guaratinguetá e no Palmeiras. Não quero fazer estimativa de aproveitamento. Vamos buscar vitórias em todos os jogos", encerrou.

Sport fez último treino antes de enfrentar o Figueirense

O treino do Sport Club do Recife desta quinta-feira foi debaixo de muito sol. No gramado principal da Ilha do Retiro, os jogadores fizeram os últimos exercícios antes da terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, diante do Figueirense. O treinamento foi comandado pelo técnico Marcelo Martelotte.

Inicialmente, a comissão técnica e Os jogadores rubro-negros realizaram um treinamento enfatizando o sistema defensivo. Depois disso, treinaram bolas aéreas e algumas cobranças de pênalti, para, em seguida, fazer um "rachão" em campo reduzido.

A novidade ficou por conta da lateral esquerda. No lugar de Reinaldo, que rescindiu contrato com o Sport para assinar com São Paulo, Marcelo Cordeiro ocupou a vaga titular na posição, deixando Renê entre os suplentes.

Enquanto isso, alguns atletas treinaram em separado. Ailson, Mateus Alves, Mateus Lima e Gilsinho - nomes especulados para as futuras listas de  dispensa do Leão -, além do recém-contratado George Lucas, não se juntaram aos demais.

Às 14h, o Sport saiu do Aeroporto Internacional dos Guararapes com destino a Florianópolis. O próximo compromisso do clube é diante do Figueirense, às 21h50 da sexta-feira, no estádio Orlando Scarpelli. Depois da vitória dentro de casa, o rubro-negro ocupa a nona colocação da Série B com 3 pontos, empatado com o Atlético-GO e o Guaratinguetá.

Martelotte aposta na repetição para dar ritmo ao Sport na Série B

Preocupado em dar padrão tático ao Sport, o técnico Marcelo Martelotte decidiu manter praticamente a mesma escalação que venceu o ABC, para o duelo contra o Figueirense, nesta sexta-feira, em Florianópolis. A única mudança fica por conta da entrada de Marcelo Cordeiro no lugar de Reinaldo, que deixou o clube após acertar com o São Paulo.

Mesmo reconhecendo que o time precisa de ajuste, o treinador rubro-negro acredita que a repetição irá dar mais consistência enquanto as contratações não chegam.

- Nós vamos manter a escalação, pois acredito que a repetição irá nos ajudar. Pois creio que a perfeição vem da repetição. Por isso, prefiro não mudar agora. Sei que existem algumas situações que precisam ser ajustadas.

Com a decisão do treinador, o zagueiro Maurício, que vinha sendo titular, mas cumpriu suspensão contra o ABC, seguirá fora da equipe. Sendo assim, o Sport será escalado com Magrão; Welton, Gabriel, Tobi e Marcelo Cordeiro; Rithely e Renan Teixeira; Marcos Aurélio, Lucas Lima e Felipe Azevedo; Nunes.

Apesar de reconhecer as dificuldades de jogar fora de casa, Martelotte disse que o Sport não mudará o seu estilo de atuar.

- Vamos manter o nosso time. Não tem porque mudar no começo do trabalho. Sabemos das dificuldades, até porque o Figueirense vive um momento mais evoluído. Estão brigando pelas primeiras posições e o trabalho já está atuando junto faz tempo. Mas isso não mudará o nosso estilo.

Embora tenha admitido que o Sport está longe do ideal, o treinador disse que a partida desta sexta faz parte da briga direta pelo acesso.

- Pensando em acesso e pensando em títulos a gente sabe que o jogo é muito importante. Será um confronto direto entre duas equipes que possuem esse objetivo. Sabemos que eles possuem mais conjunto, mas tem tudo para ser o jogo mais técnico do que foi contra o ABC.

A partida está marcada para as 21h50 desta sexta-feira, no estádio Orlando Scarpelli. O Figueirense ocupa a vice liderança com os mesmos 6 pontos do líder Palmeiras. O Sport vem na 9ª colocação, com 3 pontos.

Martelotte defende Welton, mas cobra contratação de lateral para o Sport

Quando treinava o Santa Cruz, Marcelo Martelotte foi obrigado a improvisar Everton Sena na lateral direita por não ter opções para o setor. Agora, no Sport, o treinador reencontra o mesmo problema. Sem Cicinho e Moacir, que não renovaram os seus contratos com o clube, o comandante leonino viu no jovem volante Welton a possibilidade de reeditar a receita de sucesso que utilizou no rival.

Satisfeito com o rendimento do atleta durante a vitória sobre o ABC, na última terça-feira, quando atuou improvisado, Martelotte acredita que o jogador pode ser útil na função.

- Welton é um jogador que demonstrou ter um bom passe e força física. É um atleta que jogou bem na função e que pode ser utilizado nela. Sabemos que ele é volante, mas pode crescer na posição.

Apesar das coincidências, Martelotte preferiu não comparar Welton com Everton Sena. Na avaliação do treinador, apesar da trajetória semelhante, os atletas possuem características diferentes.

- São bons jogadores, com possibilidades de crescer. Mas não podem ser comparados. São jovens e podem evoluir, mas são atletas diferentes.

Apesar de elogiar o desempenho de Welton, o treinador foi enfático ao falar que o clube precisa urgentemente reforçar a lateral direita.

- Não podemos ficar sem laterais. Trouxemos George Lucas, mas temos que buscar outras opções para reforçar o setor.

Tobi quer Sport dentro do G-4 antes da Copa das Confederações

Embalado pela vitória sobre o ABC na última terça-feira, o zagueiro/volante Tobi definiu a meta do Sport até a paralisação da Série B para a Copa das Confederações. De acordo com o jogador, o Rubro-negro tem que alcançar o G-4.

- Teremos dois jogos fora de casa, mas não podemos vacilar. Quando aparecerem as chances temos que matar. Quem quer o acesso tem de estar entre os quatro antes da parada. Não tem outra situação.
Embora reconheça que a equipe ainda precisa melhorar, Tobi acredita que a atuação diante do ABC mostrou que o Sport pode voltar a atormentar os adversários na Ilha do Retiro.

- A torcida pode ter certeza de que o Sport que ela conhece voltou. A tendência é melhorar. Nosso time tem qualidade, mas isso não basta. Vamos manter essa pegada e certamente ir buscar ao acesso.
Ainda de acordo com o jogador, a chegada de Marcelo Martelotte fez com que o time passasse a jogar de forma mais compacta.

- Marcelo exige um time marcando mais. Fizemos um trabalho de posicionamento e isso fez com que agente atuasse mais juntos. Ainda não tivemos tempo para treinar muito, mas a equipe tem tudo para evoluir.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Diretor de futebol do Sport confirma acerto de Reinaldo com o São Paulo

Vista como prioridade para os dirigentes do Sport, a renovação de contrato com o lateral-esquerdo Reinaldo não vai mais acontecer. O diretor de futebol rubro-negro, Marcos Amaral, confirmou o acerto do atleta com o São Paulo.

- Reinaldo acaba de se desligar do clube e amanhã (quinta-feira) estará acertando a sua transferência para o São Paulo. Agora, temos que buscar outro jogado para suprir a saída do Reinaldo

Segundo o empresário do atleta, Fábio Curioso, o Rubro-negro deixou de exercer a preferência de compra, que encerrou-se no dia 30 de abril, e fez uma proposta muito abaixo do esperado. Com isso, alguns clubes da Série A entraram na disputa pelo camisa 6, entre eles o São Paulo.

- O Sport tinha uma preferência, mas preferiu não comprar os direitos do atleta. Além disso, nós fizemos uma proposta para o clube, que ofereceu algo muito diferente do que esperamos. Com isso, alguns clubes entraram na disputa. Se fosse para ficar na Série B, como disse, Reinaldo só jogaria no Sport. Até porque ele gosta do clube e gostaria de permanecer.

Do lado do São Paulo, a diretoria ainda adota cautela sobre a negociação. O vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes disse que não pode confirmar o acerto por enquanto, mas também não negou que o clube esteja contratando o lateral.

No Sport desde maio do ano passado, Reinaldo chegou ao clube após se destacar no Paulista de Jundiaí. Durante a Série A, o atleta sofreu para se curar de uma pneumonia, que o tirou dos gramados por três meses. Com isso, o jogador acabou perdendo espaço, mas conseguiu retornar nas últimas rodadas e agradou ao técnico Sérgio Guedes. Nesta temporada, Reinaldo atuou em 27 jogos, tendo feito três gols pelo Rubro-negro.

Anderson Pedra justifica escolha pelo Sport: 'Clube tem a melhor estrutura'

 Menos de um dia após ser anunciado como reforço do Sport, o volante Anderson Pedra foi apresentado oficialmente pelo clube. Sem fugir das perguntas sobre as polêmicas envolvendo a sua contratação, o jogador, que assinou contrato até dezembro de 2014, garantiu que sua vontade sempre foi defender o Rubro-negro e que chega ao clube que, na avaliação dele, possui a melhor estrutura.

- Já tinha acertado com o Sport, mas a diretoria do Santa Cruz ficou um pouco nervosa com a situação e decidiu tentar me levar para o Náutico. Como eles não se acertaram, acabei vindo para o Sport, que sempre foi a minha vontade. O Sport é um clube que todo mundo quer jogar, pois tem a melhor estrutura. Chego muito feliz e quero buscar o meu espaço.

Consciente da pressão que irá sofrer devido ao fato de ter vindo do maior rival do Leão, Anderson Pedra disse que conquistará a confiança da torcida dentro de campo.

- Sei que essas questões de rivalidade, às vezes, dificultam. Mas chego para conquistar o meu lugar. O Sport tem muitos jogadores bons e quero mostrar meu trabalho dentro de campo, para ajudar o clube a subir.

Com relação à disputa por seu futebol, Anderson Pedra garantiu que isso não fará com que ele se julgue mais importante que os companheiros de clube. Na avaliação do volante, a concorrência foi fruto da falta de opções no mercado.

- Sei que não sou craque. Não chego para ser titular de cara e terei que trabalhar para conquistar isso. A disputa é por conta da função que faço em campo. Os treinadores gostam e isso é difícil de encontrar.

Mesmo tendo assinado um pré-contrato com o Santa Cruz durante o Campeonato Pernambucano, Anderson Pedra acredita que não agiu errado ao entrar em negociação com o Sport. Segundo o jogador, o Tricolor sabia da proposta e tinha concordado com o negócio.

- Tinha assinado um pré-contrato por conta da lesão que tive no ano passado e pelo Santa Cruz ter me ajudado. Aí, tinha me comprometido com eles. Mas recebi uma proposta irrecusável do Sport e falei com Constantino Júnior. Ele até tinha entendido, mas depois ficou nervoso. Aí, tivemos algumas situações chatas. Mas agora está tudo resolvido.

Camilo é apresentado e deve estrear pelo Sport contra o Figueirense

 A tarde desta quarta-feira foi marcada por despedidas e apresentações na Ilha do Retiro. Pouco tempo depois de oficializar o desligamento de Reinaldo, que deve acertar com o São Paulo, e apresentar o volante Anderson Pedra, o diretor de futebol do clube, Marcos Amaral voltou à sala de entrevistas para apresentar mais um reforço. Desta vez, o meio-campo Camilo, que assinou contrato até o final da temporada.

Destaque do Mirassol durante o Campeonato Paulista, o jogador chega para reforçar um dos setores mais carentes da equipe. Com passagens por Cruzeiro, Ceará e Santo André, o meio-campo acredita que seu estilo de jogo tem tudo para dar certo no Sport.

- Eu me destaquei no Campeonato Paulista e acredito que chego experiente e pronto para ajudar. Sou um atleta que gosta de participar dos jogos e tenho como ponto forte o passe. Então, acho que tenho muito o que contribuir com o Sport.

Relacionado para a viagem para Florianópolis, onde o Sport encara o Figueirense, na próxima sexta-feira, Camilo reconheceu que ainda não está no melhor da sua forma, mas disse que ajudará se for necessário.

- Ainda não estou pronto, mas vou tentar me condicionar o mais rápido possível. Conversei com a comissão técnica e irei para a viagem. Se for preciso, posso ajudar por alguns minutos.

Sobre o desafio de ser o responsável por armar as jogadas da equipe, Camilo disse que precisará de um período de adaptação.

- Será o maior desafio da minha vida. Sei que preciso me adaptar e que isso leva um tempo. Mas a parada para a Copa das Confederações será fundamental para que eu consiga me ajustar na equipe e fazer o meu papel.

Moacir deixa o Sport e diz que ambiente e redução de salário pesaram na decisão


Moacir está fora do Sport. O jogador, cujo contrato se encerra no fim deste mês, não chegou a um acordo para a renovação. O clube queria baixar o salário do atleta, que, por sua vez, não aceitou. Com isso, as duas partes não chegaram a um acordo. Outro fato que pesou contra o jogador foi o gesto que fez com as mãos após sair vaiado da última partida que disputou pela Copa do Brasil. Agora, o Leão da Ilha conta com apenas um lateral direito de origem. Trata-se de George Lucas, ex-Pelotas, que chega ao Recife nesta quarta-feira.

Outros jogadores também devem sair do Sport nos próximos dias. Os mais cotados são os zagueiros Ailson, Mateus Alves e o volante Marino.

"Eu e o Sport não chegamos em um acordo financeiro. As condições de redução salarial não me agradaram. Além do mais, o ambiente pesou um pouco para mim depois do último jogo que fiz. Por isso, optei também por não continuar. Sei do meu valor. Estamos analisando algumas propostas e quinta-feira encerra meu contrato com o Sport", disse o atleta.

Moacir chegou ao Sport em 2008 e teve seu auge no clube no ano seguinte. Na Copa Libertadores, Nelsinho Batista o improvisou na lateral direita e o jogador cresceu de produção. Virou titular. Com destaque acabou contratado pelo Corinthians e acabou retornando à Ilha do Retiro pouco depois até se despedir do time nesta temporada.

Anderson Pedra é do Sport

Depois de Marcelo Martelotte, chegou a vez de outro tricolor se transferir para o Sport. O nome da vez - depois de muita discussão e especulação- é o volante Anderson Pedra, que acertou, na noite desta terça-feira, a transferência para a Ilha do Retiro.

O diretor de futebol do Santa Cruz, Jomar Rocha, confirmou a negociação. "A gente fez o acerto com a diretoria do Sport. Anderson Pedra vai para lá e eles nos pagam um valor referente a essa transferência", disse. Ele, no entanto, não quis revelar o montante, classificando-o como confidencial.

A reunião que selou o destino do volante teve a participação da diretoria de futebol do Santa Cruz e os diretores Fred Domingos e Luciano Monte, do Sport. A apresentação do jogador na Ilha do Retiro deve ser nesta quarta-feira.

O atleta teve duas passagens pelo Santa Cruz. Uma delas em 2009. Saiu e voltou em 2012, como Pedra, para ser bicampeão estadual com o clube.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Para elenco do Sport, vitória ameniza crise mas é preciso 'pés no chão'

Depois de ver o ABC ser o seu algoz na Copa do Brasil, o Sport soube dar o troco ao vencer por 1 a 0, na noite desta terça-feira, na Ilha do Retiro. A vitória que garantiu os primeiros três pontos da equipe rubro-negra na Série B do Brasileiro serviu ainda para amenizar a crise e para marcar de forma positiva o início do técnico Marcelo Martelotte no comando leonino.

No entanto, Tobi preferiu manter um discurso mais cauteloso e conter a euforia. Para o defensor, o time já precisa começar a pensar no adversário da próxima sexta-feira, o Figueirense, em Florianópolis.

- A vitória foi boa, anima a gente, mas temos de manter os pezinhos no chão. Não fizemos nada ainda. Temos o próximo jogo aí pela frente e já estamos pensando nele.

O atacante Marcos Aurélio também já procurou mirar o duelo diante do Figueirense, às 21h50 da próxima sexta-feira, no Orlando Scarpelli.

- Renovamos as energias depois dessa vitória. Agora, vamos buscar vencer novamente fora de casa e manter o embalo.

Técnico Marcelo Martelotte exalta garra dos jogadores do Sport

Não foi uma apresentação de gala. Mas a vitória do Sport por 1 a 0 sobre o ABC, na noite desta terça-feira, trouxe a paz necessária ao técnico Marcelo Martelotte, que comemorou o fato de estrear com vitória. Embora tenha reconhecido que a equipe precisa melhorar, o treinador destacou a postura dos atletas como determinante para que o Rubro-negro conquistasse os três pontos.

- A grande diferença foi a postura e o comprometimento dos atletas. A vitória veio da atitude dos jogadores e isso mostra que o trabalho tem tudo para ser vitorioso. Sabemos que ainda precisamos melhorar muito, a partida mostrou isso. Mas a vitória nos dará uma certa tranquilidade para darmos prosseguimento ao trabalho.

Mesmo destacando que existem alguns pontos para serem ajustados, Marcelo Martellote enfatizou que, pelo tempo que teve para trabalhar, os jogadores conseguiram atender suas expectativas.

- Sabíamos que teríamos problemas. Mas se olharmos, o ABC teve poucas chances. Creio que os atletas foram bem, na medida do possível. Mas também temos a consciência de que não será do dia para a noite que tudo seria resolvido. No entanto, acredito que nosso trabalho será vitorioso.

Feliz com a postura da equipe, Martelotte mostrou otimismo com relação aos dois próximos jogos do Leão, contra Figueirense e Guaratinguetá. Ambos fora de casa.

- A tendência é que a gente melhore nos próximos jogos. Não vou mudar a postura da equipe. Uma equipe do tamanho do Sport, tem que buscar a vitória sempre. A tabela da Série B prevê algumas dificuldades, como os dois próximos jogos. Mas temos que enfrentar tudo isso, pois queremos o acesso.

Gabriel se diz feliz com gol da vitória, mas já pensa na sequência da competição

O Sport teve Marcos Aurélio, Felipe Azevedo, Lucas Lima, Nunes e, em parte do segundo tempo, Érico Júnior. Todos jogadores ofensivos. Mas quem marcou o gol da vitória foi um atleta de defesa. Que joga lá átras. Gabriel sacramentou o primeiro triunfo rubro-negro após uma sequência negativa de cinco partidas. O zagueiro se disse feliz com o gol marcado, mas já se disse atento para os próximos duelos da Série B.

"Fico feliz, primeiro por voltar ao time. Fiquei um tempo parado, perdi duas partidas por lesão e isso é muito ruim para o jogador. E Claro que voltar fazendo o gol da vitória é uma alegria maior ainda. Fico satisfeito de ter ajudado o Sport. Mas acredito que isso é um jogo que já passou e que a gente tem de pensar na outra partida", afirmou.

O próximo compromisso do time é diante do Figueirense, na próxima sexta-feira. Para o zagueiro, o Leão tem de dar continuidade e buscar a vitória. "Temos obrigação de buscar a vitória. A torcida está magoada. Ninguém gosta de perder cinco partidas consecutivas. A torcida fica chateada e até com alguma razão", disse.

Assim como Tobi, ele atribui a vitória do Sport a uma mudança de comportamento - e elogiou o técnico Marcelo Martelotte. "Ele (Martelotte) já, nesse pouco tempo, na base da conversa, conseguiu dar uma organizada. Deu uma palavra de incentivo para motivar o grupo. Na última partida, achei a equipe apática. E hoje foi diferente. Foi fundamental para a gente ter saído com a vitória", falou.

Martelotte: "Há uma diferença muito grande em termos de comportamento"

Depois de estrear com vitória no comando do Sport, Marcelo Martelotte avaliou positivamente o desempenho do time diante do ABC. O técnico acredita que a chave para o sucesso da equipe foi a postura dos próprios jogadores que mudou radicalmente, segundo ele mesmo fez questão de frisar em várias passagens de sua entrevista coletiva.

“Há uma diferença muito grande em termos de comportamento, postura, comprometimento. A vitória vem disso. Dessa atitude que o time tem. Com isso, eu acho que a gente começa o trabalho de uma maneira boa e que tem tudo para dar certo. É lógico que o importante era conseguir a vitória. Sabíamos que ela viria desse jeito. Ainda falta muito para melhorar”, afirmou.

O treinador leonino ainda ressaltou a aplicação tática desempenhada pelos jogadores. Para ele, foi fundamental a compactação apresentada pelo time e disposição para marcar. “Todos os jogadores ajudaram muito na marcação. Há quantos jogos que o Sport não fica sem levar gol? O importante foi também que não sofremos muito. O adversário teve uma boa defesa de Magrão e uma bola na trave na hora do sufoco. Acredito que o time jogou mais compactado e também houve uma mudança de postura de sábado para cá”, declarou.

Nunes

Martelotte também saiu em defesa de Nunes. O centroavante deixou o campo sob fortes vaias da torcida ao se tornar um dos piores jogadores em campo. Ele pouco ofereceu perigo ao adversário e ainda desperdiçou duas chances importantes.

“Nunes é um jogador que vinha de trinta dias parado depois do Campeonato Paulista. Ele chegou, foi avaliado e ainda não estava no melhor das suas condições. Mas, no momento em que a equipe estava, sem um jogador para a sua função, ele se comprometeu a jogar. Nunes ainda não tem condições de atuar os 90 minutos bem. O lance em que ele não chutou e preferiu tocar mostrou isso. Então, tiramos ele. Só que Nunes tem muito para nos ajudar.”

Sport é melhor e vence o ABC na estreia de Martelotte

A estreia de Marcelo Martelotte representou o fim de um incômodo retrospecto para o Sport. Depois de cinco derrotas seguidas, a equipe encontrou o caminho das vitórias. O desempenho do time, ao bem da verdade, ainda está muito abaixo do que é preciso para o acesso. O placar magro de 1 a 0, conquistado com um gol de Gabriel, foi acompanhado de uma nova demonstração de falta de força ofensiva para liquidar a partida. Com isso, os sustos no final do jogo deram contorno dramático ao triunfo.

As mudanças promovidas pelo novo comandante já puderam ser observadas nos primeiros minutos de jogo. Martelotte redestribuiu o setor ofensivo rubro-negro. Lucas Lima caiu para o lado direito. Felipe Azevedo veio para a esquerda. Já Marcos Aurélio ficou mais centralizado no meio, mas tinha liberdade para flutuar e encostar no centroavante Nunes. Com essa disposição, o Sport foi superior ao ABC nos 30 minutos iniciais.

A equipe rubro-negra conseguiu criar três boas chances. Felipe Azevedo chutou em cima da zaga. Marcos Aurélio cobrou falta perigosa. Lucas Lima arriscou um arremate perigoso de fora da área. Ainda houve tempo para reclamar de uma mão na bola de Flávio. Os leoninos dominavam a partida, mas ainda se mostravam passivos. Pareciam acomodados em campo. Não tinham força para liquidar um adversário frágil. O roteiro repetia o dos outros dois jogos do ano com o próprio Elefante.

O temor aumentou ainda mais quando o ABC perdeu as duas melhores chances da partida, até então. Uma cabeçada de Alvinho seguida de um chute de Jean Carioca só não viraram gols porque Magrão estava lá como sempre. As rotineiras vaias acompanharam o time saída para o intervalo. O clima de apreensão, porém, foi rompido logo aos dois minutos da etapa final. Gabriel aproveitou o rebote e mandou para o gol. Alívio na Ilha do Retiro.

Em seguida, porém, o Sport voltou a se acomodar. Uma estranha característica do time nesta temporada. Vieram as firulas. Começou a faltar velocidade no ataque. Nesse cenário, Nunes começou a errar. Perdeu duas chances claras. Em uma, chutou fraco. Na outra, faltou confiança para arrematar e a penalização veio com um passe sem direção. Com isso, foi substituído sob vaias por Erico Junior. O prata da casa deu mais velocidade ao Sport, que perdeu outras duas chances. No fim, ainda levou um grande susto ao ver Rafael Santiago acertar o travessão de Magrão.

Ficha Técnica

Sport 1
Magrão; Welton (Fábio Bahia), Gabriel, Tobi e Reinaldo; Renan , Rithely, Lucas Lima, Marcos Aurélio (Oswaldo) e Felipe Azevedo; Nunes (Erico Junior). Técnico: Marcelo Martelotte

ABC 0
Lopes; Bileu, Flávio, Vinicius e Lino; Leandro Santos (Rodrigo Santos), Mateus, Jean Carioca e Geovani (Rafael Santiago); Alvinho (Marcílio) e Rodrigo Silva. Técnico: Paulo Porto

Loca: Ilha do Retiro
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho
Assistentes: Thiago Gomes Brigido e Marcos da Silva Brigido (ambos do CE)
Gols: Gabriel (aos 2min do 2ºT)
Cartões Amarelos: Lucas Lima (S)
Público: 8.539
Renda: R$ 102.129,00

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Executivo de futebol do Sport confirma contratação do lateral George Lucas

Marcos Amaral prometeu. Disse que o Sport já está acertado com um lateral direito. Não revelou o nome no momento em que concedeu entrevista coletiva no momento da apresentação do técnico Marcelo Martelotte. Em conversa com a reportagem, porém, o executivo de futebol confirmou o novo jogador do Sport. Trata-se de George Lucas.

"Ele chega amanhã (nesta terça-feira", garantiu, em poucas palavras e sem dar mais detalhes. O jogador de 29 anos disputou o Campeonato Gaúcho pelo Pelotas. Tem no currículo também passagens por Grêmio, Santos, Celta de Vigo, Sporting Braga e Avaí.
- Ele chegará amanhã, irá realizar os exames médicos e depois deverá assinar contrato com a gente - afirmou o executivo de futebol Marcos Amaral.

Com a chegada de George Lucas, a lista de reforços do Sport para a Série B aumenta para cinco. Além do lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, que já disputou a Copa do Brasil deste ano, chegaram ao clube os atacantes Nunes e Jonathan Balotelli. Nesta segunda-feira, meia Camilo, ex-Mirassol, já treina Ilha do Retiro.

Ainda de acordo com o dirigente, a chegada de reforços fará com que o clube libere alguns jogadores. O dirigente, porém, preferiu não adiantar os nomes.

- Se alguns jogadores estão chegando, nós precisaremos nos desfazer de outros. Isso é normal. Mas vamos deixar para falar disso quando tudo estiver definido.

Mesmo sem a confirmação do dirigente, a tendência é que o atacante Gilsinho, o zagueiro Mateus e o volante Marino não sigam no clube.

No primeiro coletivo, Martelotte muda peças e esquema de jogo do Sport

 Após ser apresentado oficialmente, o novo técnico do Sport, Marcelo Martelotte, comandou o primeiro treino à frente do Rubro-negro. Sem poder contar com o zagueiro Maurício, expulso contra o Icasa, o treinador decidiu realizar algumas mudanças no sistema defensivo para o duelo contra o ABC, nesta terça-feira, às 19h30, na Ilha do Retiro. Para a zaga, o escolhido foi Tobi, que formará dupla com Gabriel. Já para as laterais, Reinaldo volta a ser titular no lugar de Marcelo Cordeiro. O jovem Welton entra na ala direita.

O treinador também deve mudar o esquema. Martelotte escalou o Sport no 4-2-3-1, esquema semelhante ao do Santa Cruz, com Nunes fazendo a função desempenhada por Dênis Marques no Tricolor.

Durante toda a movimentação, fez questão de orientar o time a cada erro de passe. Cobrando firmeza na postura tática, exigiu precisão. O Sport deverá entrar em campo com Magrão; Welton, Tobi, Gabriel e Reinaldo; Rithely e Renan Teixeira; Lucas Lima, Marcos Aurélio e Felipe Azevedo; Nunes.

Apesar das mudanças de peças e táticas, o treinador foi enfático. Para ele, a principal modificação deve ser em relação à atitude dos jogadores.

- Quero um time vibrador e buscando as jogadas. Não temos muito tempo para grandes mudanças, mas certamente iremos começar uma nova caminhada nesta terça-feira. Espero ver essa determinação por parte dos atletas, para que possamos vencer.

Na apresentação oficial, Martelotte promete nova postura do Sport

 Em sua apresentação oficial como técnico do Sport, Marcelo Martelotte foi categórico ao afirmar que os atletas terão de mostrar uma nova postura a partir de agora. Determinado a fazer o time interromper a sequência de derrotas, o treinador disse que fará mudanças, mesmo que o pouco tempo para o duelo contra o ABC, nesta terça-feira, às 19h30, na Ilha do Retiro, inviabilize algo drástico.

- Quando analisamos alguns jogos, principalmente a última derrota, nós vemos que mudanças precisam acontecer. Isso começará o mais rápido possível. Lógico que não poderemos mudar muita coisa, mas também vamos exigir uma nova postura. Não vou aceitar uma equipe jogando como atuou diante do Icasa.

 Mesmo não tendo gostado do que viu na estreia do clube na Série B, Martelotte disse que o Sport terá tempo para reajustar a sua forma de jogar.

- São duas etapas no Brasileiro. Teremos uma parada que funcionará como uma pré-temporada. Entendemos que neste momento precisamos agilizar a melhora da equipe. Mas estamos tranquilos quanto à melhora do time e tenho certeza que começaremos uma nova etapa.

Sem problemas com o Santa Cruz

Em relação à negociação, o treinador deixou claro que não agiu pelas costas da diretoria coral. Segundo Marcelo Mertelotte, os dirigentes tricolores sabiam do que estava acontecendo.

- Não tive problemas com a diretoria do Santa Cruz. Tinha um contrato, que não existia nenhuma multa e fui claro com os dirigentes. Não deixei o treino para fechar com o Sport, até porque isso foi feito por outra pessoa.

Anderson Pedra

Quando deixou o Santa Cruz, Marcelo Martelotte ouviu dos dirigentes corais o pedido para que não desmanchasse o time. Acordo que pode ser parcialmente quebrado, caso Anderson Pedra assine com o Rubro-negro. O treinador, porém, fez questão de esclarecer que não pediu a contratação do volante.

- Quando negociei com o Sport tinha a ideia de não contratar nenhum jogador do Santa Cruz. No entanto, a negociação com Anderson Pedra já estava em andamento e eu não me oponho. Até por ser um excelente atleta. Vamos aguardar a negociação, para saber o que acontecerá.

TV Sport vai ao ar nesta terça

 Chegou a hora do canal exclusivo do maior clube do Norte e Nordeste ir ao ar. Nesta terça (28), às 18h45, o Premiere FC vai exibir a TV Sport. O programa é formado por matérias de bastidores e entrevistas exclusivas com a intenção de levar à nação rubro-negra os mínimos detalhes do dia a dia do clube.

O lançamento da TV Sport será feito previamente à transmissão do duelo entre o Rubro-negro e o ABC-RN (que será às 19h30). Inicialmente, serão lançados episódios inéditos a cada 15 dias para telespectadores em todo Brasil. O capítulo será reprisado diversas vezes na Premiere FC.

A idéia principal é unir ainda mais esta maior torcida do Norte e Nordeste brasileiro ao Sport Club do Recife. É mais uma tarefa cumprida pelo departamento de marketing rubro-negro. 

Rubro-negros podem comprar meia-entrada com cartão Itaú

A partir de agora os rubro-negros que tiverem cartão Itaú podem comprar ingressos, exclusivamente, para a arquibancada central da Ilha do Retiro pela metade do preço. O desconto faz parte de uma parceria entre o banco, o Futebolcard.com e o Sport Club do Recife. A promoção já é válida para a próxima partida, nesta terça-feira (28), às 19h30, contra o ABC-RN, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Para receber o desconto de 50%, só é necessário entrar no site da Futebolcard.com e se cadastrar. A venda de ingressos promocionais através do cartão Itaú é limitada a mil bilhetes por partida.

Ingressos para Sport x ABC-RN

 O Sport Club do Recife informa sobre as vendas de ingressos do jogo Sport x ABC-RN, na próxima terça (28), pela Série B do Campeonato Brasileiro.

 JOGO: SPORT X ABC-RN

DIA: 28/05/2013 (TERÇA-FEIRA)

HORA: 19h30 (HORÁRIO DO RECIFE)

LOCAL: ILHA DO RETIRO

COMPETIÇÃO: SÉRIE B

LOCAIS DE VENDA:

-Futebol do Brasil - Boa Viagem

-Carol Esporte - Boa Viagem e Areias

-Sport Club do Recife - Sociais (para sócios) e Arco (para não-sócios)

-Espaço Sport (Avenida Domingos Ferreira, 2050 - Boa Viagem)


DIAS DE VENDA:

28/05/2013 (terça-feira) - das 9h ao início do 2º tempo

PREÇOS:

Promoção para os sócios - até terça-feira (21) às 16h - R$15

Promoção aquibancada lateral - até terça-feira (21) às 16h - R$10



Arquibancada - R$ 40,00

Arquibancada Itaú - R$20,00

Meia entrada - R$ 20,00

Sócio - R$ 20,00

Cadeira sócio - R$ 50,00

Cadeira (não sócio) - R$ 70,00

Cadeira da ampliação - R$ 50,00

Assento Especial (Sócio) - R$ 40,00

Assento Especial (não sócio) - R$ 50,00

Arquibancada visitante - R$ 40,00

Meia entrada visitante - R$ 20,00

Arquibancada Lateral - R$15,00



OBS: DURANTE ESTE PERÍODO ESGOTANDO-SE A CARGA DE INGRESSO COMPATÍVEL COM A CAPACIDADE DO ESTÁDIO, AS VENDAS SERÃO ENCERRADAS.

Martelotte vê bastante trabalho no comando do Sport


Recém-contratado pelo Sport, o técnico Marcelo Martelotte foi ao estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, no Ceará, neste sábado (25). O novo comandante rubro-negro assistiu à derrota do Leão, por 2x1, contra o Icasa-CE e apontou bastante trabalho em pouco tempo.

“Não fiquei com o cabelo em pé, pois precisamos ter tranquilidade em tudo. Mas, de certo modo, foi preocupante pela apatia e individualidade da equipe”, disse Marcelo Martelotte. E completou: “tentamos resolver as coisas de forma individual e isso nos preocupou”.

Da a estreia (neste sábado) até a segunda rodada (na próxima terça, contra o ABC-RN) o técnico Martelotte só terá um dia de treino para ajustar o time rubro-negro. Justamente em uma data que não é indicado forçar o físico dos atletas, na véspera de jogo. “O tempo é um dos problemas que temos. Mas, não podemos nos desesperar. Precisamos aproveitar os próximos treinamentos, pois temos muita coisa para ajustar”, declarou.

Na próxima terça-feira, o Sport enfrenta a equipe do ABC-RN, na Ilha do Retiro. A partida é válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Entretanto, será o terceiro jogo entre as duas equipes em menos de um mês. Os times se enfrentaram em ida e volta, pela Copa do Brasil e os potiguares levaram a melhor.

Sport acerta contratação de meia Camilo


O meia Camilo que no primeiro semestre defendeu o Mirassol acertou sua transferência para o Sport Recife na noite deste domingo (26). Desde as primeiras horas da última sexta-feira, o atleta estava em Maceió (AL), acompanhado por seu empresário, onde participou no fim de semana de um jogo-treino com a camisa do Corinthians Alagoano que enfrentou o Nacional da Madeira (Portugal), no Estádio Nelson Peixoto Feijó.

A movimentação foi acompanhada por representantes do Sport Recife que ainda no decorrer da partida já iniciaram as negociações para fechar com o atleta para a Série B. Camilo também estava na mira de outros clubes, e seu nome chegou a ser comentado nos bastidores como um possível reforço do CRB, que jogará a Série C do Brasileiro, mas na noite deste domingo, o atleta e seu empresário, aceitaram a proposta do Sport Recife e nesta segunda-feira (27), o jogador já segue para a capital pernambucana.

Camilo fechou contrato com o Sport Recife até o fim da Série B, mas no contrato também ficou estabelecido que em caso de proposta para o Exterior, o jogador deve ser liberado imediatamente após abertura da janela internacional. Caso a transferência para o Exterior seja concretizada, o Sport Recife libera o atleta e será ressarcido com 20% pelo encerramento de contrato e pela taxa de vitrine.

Diretoria do Sport faz proposta de R$ 800 mil e Durval fica mais perto da Ilha


A diretoria do Sport decidiu abrir os cofres para contar com o futebol do zagueiro Durval ainda nesta temporada. Apesar de o jogador ter contrato com o Santos até o final do ano, os dirigentes rubro-negros pretendem anunciar a chegada do atleta ainda nesta semana.

De acordo com uma fonte ligada ao Sport, o clube teria feito uma proposta de R$ 800 mil de luvas, além de um contrato com duração até 2015.

A informação foi confirmada pelo empresário do atleta, Luiz Gustavo, que se mostrou satisfeito com o que foi oferecido pelo clube.

- Na última semana, o Sport nos procurou novamente e fez uma proposta que ficou muito próxima do que esperamos. A única questão que ainda está um pouco diferente é o salário, mas creio que o clube pode chegar ao que pretendemos.

Mesmo mostrando-se favorável ao que foi ofertado pelo Rubro-negro, o agente do zagueiro disse que, para contratar Durval, o Sport terá que primeiro acertar a saída dele do Santos.

- Com Durval a situação está encaminhada. Mas não posso e não quero fazer nada contra o Santos. Durval tem contrato até o final do ano e, se o Sport que contratá-lo, terá que buscar a liberação. Feito isso, a gente vê o que vai acontecer.

Embora tenha falado que ainda espera um posicionamento do Santos, Luiz Gustavo revelou que terá uma reunião com a diretoria do Sport na próxima quarta-feira. Na pauta, a contratação do zagueiro Durval.

- Teremos uma conversa durante a semana, para tentar decidir as coisas. Vamos conversar sobre Rodriguinho ( volante, que recentemente foi afastado pela diretoria) e sobre a situação de Durval.  Mas posso dizer que a proposta foi interessante.

domingo, 26 de maio de 2013

SPORT: Volante Anderson Pedra se apresenta na Ilha dia primeiro de junho

O Sport acertou a contratação do volante do Santa Cruz Anderson Pedra. O jogador termina contrato com o tricolor do Arudda no dia 31/05 e no dia seguinte já se apresenta ao técnico Marcelo Martelotte na Ilha do retiro.

A diretoria do Sport está tentando a liberação do jogador por parate do Santa antes mesmo do final de seu contrato. A informação é que a diretoria coral não quer nem conversa e vai esperar o término do contrato do jogador.

Durval

O Sport voltou com tudo na tentativa da contratação do zagueiro Durval.

O jogador novamente recebeu proposta do Sport e o Santos não está querendo liberar o atleta.

Segundo o executivo de futebol, Marcos Amaral, o Santos dessa vez fez uma proposta ao Sport para liberar o zagueiro. “O Santos fez uma proposta ao Sport para liberar Durval que tem contrato em vigor. Estamos analisando a proposta e teremos novidades em breve“.

Contratações

O Técnico Marcelo Martelotte pediu cinco contratações a diretoria Rubro negra.

Com a chegada do volante Anderson Pedra e provavelmente o retorno do capitão Durval a diretoria do Leão já começa a buscar contratações que foram pedidas pelo técnico Martelotte.

Com protesto solitário, time do Sport desembarca sem tumulto no Recife

Diferentemente do que era esperado pela polícia, que destacou cerca de 40 homens para o Aeroporto Internacional dos Guararapes, os jogadores do Sport não passaram por apuros no desembarque da equipe, após a derrota por 2 a 1 para o Icasa, no último sábado. Ao contrário do que ocorreu no embarque para Juazeiro do Norte, onde alguns atletas chegaram a ser agredidos, apenas um casal de torcedores compareceu ao local, onde fez um tímido protesto.

Com um saco de pipoca na mão, a estudante Thais Desirée e o namorado, Vitor Lira, fizeram questão de oferecer pipoca a cada jogador que passava pelo saguão do aeroporto. Para a torcedora, o protesto pacifico foi motivado pela falta de empenho dos atletas e da diretoria.

- Torcemos pelo Sport, vamos aos jogos e eles (jogadores) nos fazem de palhaços. Essa diretoria é incompetente. Não é um problema só de treinador, tem que mudar a direção.

Apesar da aparente tranquilidade, os jogadores preferiram passar sem falar com a imprensa. Apenas o diretor de futebol, Marcos Amaral, comentou o momento vivido pela equipe, que perdeu os últimos cinco jogos.

- É um momento para se ter calma. Não podemos agir por impulso. Estamos com um novo treinador e vamos começar o trabalho para que o time possa sair dessa situação.

Já para o técnico Marcelo Martelotte, o Sport precisa reagir urgentemente. Pensando nisso, o treinador afirmou que fará uma avaliação mais detalhada do elenco a partir dessa segunda-feira, quando comanda o primeiro treinamento à frente da equipe.

- Estamos começando um trabalho e vamos analisar toda essa situação. Temos um jogo na terça-feira e precisamos reagir.

A reapresentação do Sport está marcada para às 15h desta segunda-feira. Uma hora antes, Marcelo Martelotte será apresentado oficialmente como técnico do clube.

sábado, 25 de maio de 2013

Vídeo: Queremos nosso Sport de volta!


Martelotte vê falta de confiança como principal problema do Sport

Anunciado como novo treinador do Sport já na madrugada de sexta-feira, Marcelo Martelotte acompanhou a delegação rubro-negra a Juazeiro do Norte, neste sábado (25). Viu de perto a derrota de 2 a 1 do Leão para o Icasa, em sua estreia na Série B, jogo marcado pela apatia dos jogadores leoninos. Ao fim da partida, Martelotte falou sobre a necessidade de reverter o mau momento vivido pelo clube. Disse, também, que é preciso tranquilidade para resolver os problemas.

“A gente tem que ter tranquilidade nesse momento. Mas a derrota, como ela ocorreu, foi preocupante. Pela apatia, pela individualização, muita gente querendo resolver sozinha, tudo isso preocupa. O que deixamos de fazer no jogo é o que mais preocupa”, afirmou o treinador, que terá pouco tempo para mudar o cenário. O próximo jogo do Leão é na terça-feira, diante do ABC, carrasco da equipe na Copa do Brasil.

Na ótica de Martelotte, o mais importante para o time neste momento não é tempo para treinar. Mas, sim, recuperar a confiança. “Vejo o time muito abatido. Talvez pela quinta derrota consecutiva. A gente tem que retomar a confiança. Algo que a gente já viu nesse Sport”, avaliou.

“Foram três competições diferentes e os resultados que não foram bons. A atual situação passa pelos maus resultados. Mas eu já falei com os jogadores, no hotel, que isso tem que ser deixado para trás. Estamos iniciando uma nova competição e é preciso iniciar uma caminhada vitoriosa.”

Treino

Por conta da escassez de tempo, Martelotte já treina o time na manhã deste domingo, em Juazeiro do Norte. Após a atividade, o time viaja de volta para o Recife - chega por volta das 16h. Oficialmente, o comandante será apresentado na segunda-feira, às 14h. Depois, comanda o último treino antes da partida contra o ABC.

M. Aurélio, sobre má fase: 'Se não vai na técnica tem que ser na raça'

O atacante Marcos Aurélio reconheceu que os jogadores do Sport precisam mudar a postura para que o time volte ao caminho das vitórias. Chateado pela derrota por 2 a 1 para o Icasa, o jogador disse que chegou a hora os atletas chamarem a responsabilidade.

- Temos que colocar a mão na consciência e dar algo mais em campo. Precisamos fazer algo diferente, pois não podemos ficar assim. Se não vai na técnica, tem que ir na raça. Mas não podemos continuar perdendo.
Após ver o time ser eliminado da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e perder o Pernambucano para o Santa Cruz, o atacante disse que a resposta do elenco precisa ser imediata, para que o Sport não fracasse também na Série B.

- A nossa intenção é subir para Série A, mas estamos muito longe do que esperamos. Precisamos trabalhar mais para encontrar o caminho das vitórias. Teremos mais 37 rodadas e não será com desânimo que iremos mudar.

Apesar de reconhecer a má fase do grupo, o jogador fez questão de elogiar os companheiros ao comentar sobre possíveis dispensas no elenco leonino:

- Não estamos bem, mas ninguém está no Sport por acaso. Estamos no Sport é porque fizemos algo para isso. Só temos que fazer em campo o que treinamos.

Felipe Azevedo preocupado após a quinta derrota consecutiva do Sport

A preocupação tomou conta do atacante Felipe Azevedo após a derrota do Sport para o Icasa, por 2 a 1, na tarde deste sábado. Embora tenha afirmado que a Série B está apenas no início, o jogador disse que os atletas precisam mudar o comportamento para que a equipe não sofra durante a temporada.

- O grupo está trabalhando, mas temos que mudar de atitude. O momento preocupa, mas temos que levantar a cabeça. Não podemos aceitar que as coisas aconteçam da forma que estão acontecendo. Precisamos colocar a cabeça para pensar e ver o que cada um vem fazendo, para que possamos melhorar.

Para o jogador, a má fase do Sport, que perdeu as cinco últimas partidas, é motivada, também, pela falta de sorte dos atletas. Que, na avaliação do atacante, estão criando oportunidades.

- Estamos lutando e estamos tentando, mas a bola não entra. Tivemos algumas chances, mas não fizemos o gol e isso acaba nos complicando.

Ainda de acordo com Azevedo, o grupo precisa deixar o abatimento de lado e focar na partida contra o ABC, na próxima terça, na Ilha do Retiro.

- Não adianta ficar de cabeça baixa. Vamos trabalhar durante esses dias, para que a gente possa fazer uma boa partida na terça-feira, para sair dessa situação.

Mal em campo e com erro de arbitragem, Sport perde para o Icasa

Numa tarde em que os olhos dos fãs de futebol estavam voltados para a final da Liga dos Campeões, com o grande jogo entre os alemães Bayern de Munique x Borussia Dortmund, os rubro-negros tiveram que calejar seus olhos assistindo a uma exibição medíocre do Sport, frente ao Icasa. Em sua estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, o Leão voltou a demonstrar as fragilidades apresentadas este ano e perdeu a quinta partida consecutiva - 2 a 1 para o Icasa. E se o time não se ajuda, o árbitro ainda foi determinante, ao assinalar um pênalti inexistente a favor do Icasa. O técnico Marcelo Martelotte, que assistiu a tudo presente no estádio Romeirão, pôde constatar que terá muito trabalho pela frente para reformular este time rubro-negro, em busca da missão de levar o Leão de volta à Série A do Brasileirão.

Os dois times se equilibravam pela mediocridade do futebol praticado. Mais fraco tecnicamente que o Sport, o Icasa, jogando em casa, procurava ter volume, mas pouco sabia o que fazer quando tinha a o bola sob sua posse. O jogo mudou de figura aos 26 minutos da etapa inicial. Quando o árbitro paraibano João Bosco da Nóbrega cometeu uma enorme lambança. Em lance na entrada da área rubro-negra, o zagueiro Oswaldo dividiu a bola com Pitbull. O defensor do Leão cortou a bola, mandando para longe da zona perigosa ao gol de Magrão. O juiz, equivocadamente, viu carga faltosa por parte de Oswaldo. Marcou pênalti para os donos casa. Elanardo, com muita categoria, deixou Magrão cair para um lado e mandou no canto oposto.

Somente nos minutos finais do primeiro tempo é que o Sport conseguiu fazer valer sua superioridade técnica em relação ao adversário. Foi preciso levar um gol para que a equipe rubro-negra acordasse na partida e crescesse em volume de jogo. Trocando mais a bola, o Leão contou com boas jogadas de Felipe Azevedo para levar perigo ao gol defendido por Camilo. O centroavante Nunes e o próprio Felipe Azevedo tiveram grandes oportunidades de repor a igualdade no placar. Ambos, porém, falharam e o Verdão do Cariri levou a vantagem para o intervalo.

Para piorar a situação do Sport, que não voltara bem para a etapa complementar, na partida, o zagueiro Maurício foi expulso aos 19 minutos, após cometer falta na entrada da área, quando era o último homem da defesa rubro-negra. Correndo contra o prejuízo, o Leão, que até então não demonstrava qualquer evolução em comparação ao mau futebol apresentado na etapa inicial, passou a encontrar ainda maiores dificuldades na construção de seu jogo ofensivo.

Aproveitando-se de sua superioridade numérica em campo, o Icasa passou a jogar no desespero do Sport. Em uma dessas saídas eficientes, Leandro, que entrara em campo havia pouco tempo, no lugar de Juninho Potiguar, foi eficaz ao aproveitar o rebote de Magrão, que não segurou o forte chute de Roberto. O Verdão do Cariri chegava a 2 a 0 aos 33 minutos. E por pouco não chegou ao terceiro, um minuto depois. Mas foi Marcos Aurélio quem balançou as redes. Já ao cair dos panos, nos acréscimos da partida, marcou o gol de honra do Leão.

Marca do pênalti fora do lugar

Se não bastasse o árbitro ter assinalado pênalti em lance que não houve falta, a marca da penalidade não estava na distância que a regra do futebol determina. Ao invés dos 11 metros regulamentares, a marca estava a pouco mais de nove metros da linha de gol.

Ficha técnica

Icasa 2 a 1 Sport

Icasa: Camilo; Leyrielton, Nildo, Luiz Otávio e Carlinhos; Da Silva, Neto (Sorato), Elanardo e Chapinha; Adalgisio Pitbull (Roberto Santos) e Juninho Potiguar (Leandro). Técnico: Francisco Diá.

Sport: Magrão; Oswaldo, Tobi e Maurício; Renan Teixeira, Rithely, Lucas Lima (Sandrinho), Marcos Aurélio e Marcelo Cordeiro (Reinaldo); Felipe Azevedo e Nunes (Jonathan Balotelli). Técnico: Gustavo Bueno (interino).

Estádio: Romeirão (Juazeiro do Norte-CE). Árbitro: João Bosco Sátiro da Nóbrega (PB). Assistentes: Broney Machado e Kidden Tadeu Morais de Lucena (ambos da PB). Gols: Elanardo (I). Cartões amarelos: Carlinhos (I); Felipe Azevedo (S). Cartões vermelhos: Maurício (S).

Sport estreia na Série B contra o Icasa, em Juazeiro, já pressionado

Após três fracassos no primeiro semestre, a Série B começa com ares de decisão para o Sport. Eliminado nas semifinais da Copa do Nordeste, pelo Campinense, na segunda fase da Copa do Brasil, pelo ABC, e vice do Pernambucano pelo terceiro ano consecutivo, para o Santa Cruz, o Leão busca salvar 2013 com o acesso à elite: maior objetivo da temporada. Neste sábado, às 16h20m (de Brasília), visita o Icasa no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte.

No time da casa, todos esperam ver o Romeirão lotado. Terceiro colocado no Campeonato Cearense, o Verdão do Cariri quer se aproveitar do mau momento do adversário, considerado o segundo maior favorito ao acesso em pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM com os atletas dos 20 clubes da Série B.

Do lado rubro-negro, o clima ficou ainda mais pesado antes do embarque para o interior cearense. Na manhã da última sexta-feira, torcedores de uma organizada acuaram os jogadores na área externa do Aeroporto Internacional dos Guararapes. O lateral esquerdo Marcelo Cordeiro levou um tapa. Rithely e Welton também foram agredidos.

Já são quatro derrotas consecutivas, todas em jogos decisivos: as duas finais do Pernambucano contra o Santa Cruz, e os dois confrontos com o ABC pela Copa do Brasil. Retrospecto suficiente para causar a demissão do técnico Sérgio Guedes. Marcelo Martellote, que estava no Santa Cruz, foi anunciado como novo comandante. Ele já estará em Juazeiro do Norte neste sábado, mas ainda fora da área técnica. Gustavo Bueno assume interinamente.

A escalações

Icasa: Além do décimo segundo jogador, o técnico Francisco Diá conta com atletas que se destacaram no Cearense e foram mantidos no elenco. O zagueiro Luiz Otávio, o meia Chapinha e os atacantes Adalgisio Pitbull e Juninho Potiguar são alguns exemplos, que figuram entre os titulares. Apesar da chegada de 12 reforços, poucos devem estrear. O lateral Carlinhos pode ser um deles. O time mais cotado para a partida é: Camilo; Carlinhos, Luiz Otávio, Nildo e Roberto; Elanardo, Lucas, Guto e Chapinha; Adalgísio Pitbull e Juninho Potiguar.

Sport: Após a demissão do técnico Sérgio Guedes, o técnico interino Gustavo Bueno resolveu mudar a formação tática da equipe para a estreia. O Sport, que vinha jogando no 4-3-3, vai enfrentar o Icasa no 3-5-2. A única dúvida do treinador é se utiliza o atacante Felipe Azevedo ou o volante Welton fazendo a função de lateral-direito. O time terá Magrão; Oswaldo, Tobi e Maurício; Felipe Azevedo (Welton), Renan Teixeira, Rithely, Lucas Lima e Marcelo Cordeiro; Marcos Aurélio e Nunes.

Quem está fora

Icasa: No Verdão do Cariri, o lateral-direito Leyrielton, apresentado à torcida nesta sexta-feira é o único que não pode atuar, por não estar ainda regularizado. O restante do elenco fica à disposição do técnico Francisco Diá para a estreia na Segundona.

Sport: Gustavo Bueno não terá o polivalente Moacir, pois o jogador voltou a sentir dores no músculo posterior da coxa direita e está vetado pelo departamento médico. O zagueiro Gabriel, que não se recuperou de uma lesão no joelho direito, também está vetado para a partida.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Interino dirá ao novo técnico do Sport que é preciso cobrar mais dos atletas

Apesar de já ter fechado com Marcelo Martelotte, o Sport vai de técnico interino para a partida de estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, neste sábado, diante do Icasa-CE. A responsabilidade caiu no colo do diretor técnico Gustavo Bueno, que já se prepara para uma conversa com o novo comandante.

- Martelotte, por ter nos enfrentado várias vezes, conhece a nossa equipe. Nesse momento difícil, temos que ter equilíbrio e não podemos pensar que o Sport é o pior time do mundo. O que eu vou passar para ele é que temos que ter uma cobrança maior dos atletas e exigir deles um pouco mais de sacrifício. Basicamente, é isso que está faltando.

Antes da reunião com Martelotte, a conversa de Gustavo Bueno é com os seus comandados. E o tom é de cobrança:

- A conversa com o grupo, de uma maneira geral, é que chegamos no nosso limite. Não dá mais para arrumarmos desculpas. O que temos de fazer é tentar reverter isso dentro do campo, com atitude. Precisamos aplicar. O grupo é experiente, com atletas renomados e muitos já conseguiram um acesso à Série A. Só na boca não vai resolver. A torcida tem que cobrar mesmo.

Apesar de elogiar o elenco, Bueno reconheceu que o Sport precisa se reforçar e, juntamente com Marcelo Martelotte, afirmou que vai buscar por nomes que se encaixem em uma nova filosofia de trabalho.

- Nosso time é qualificado, mas precisa se reforçar. Vamos para um jogo apelando para a improvisação. Quero que as contratações se encaixem no perfil do clube. Temos que ter critério e os nomes estão sendo passados. Talvez o nome não agrade tanto e esperem por um nome bombástico, mas estamos procurando jogadores com o espírito de Série B. É necessário que eles tenham fome e que queiram crescer com o elenco.

Para zagueiro Maurício, marcação tem que ser foco do Sport na Série B

Na estreia do Sport na Série B, a equipe titular será escalada no 3-5-2. Com isso, a zaga ganha mais um homem para reforçar o setor de marcação. Para o zagueiro Maurício, é importante que se tenha esse tipo de atenção, já que a Série B é uma competição de pontos corridos, totalmente diferente das competições disputadas pelo Leão até o momento em 2013.

- Já se passaram três competições e é difícil passar por tudo isso da forma que nós passamos. Temos que ir com calma e tranquilidade nessa Série B. É uma competição que merece respeito.

Para Maurício, o mais importante na Série B é o início da competição. O zagueiro acredita que somar a maior quantidade de pontos no começo é bom para que o Sport tenha sucesso nos seus objetivos.

- Eu fiquei dois anos sem subir para a Série A por um ponto. O começo da Série B é muito importante. Se largarmos bem,  vamos colher os frutos. Temos de focar nos seis jogos que temos agora, até porque teremos a parada para a Copa das Confederações, o que vai ser melhor ainda para nós.

Ex-técnico de ar condicionado, Oswaldo estreia como profissional

A estreia do Sport no Campeonato Brasileiro da Série B,  será também o primeiro jogo do zagueiro Oswaldo como profissional do time rubro-negro. O jovem atleta começou nas divisões de base do clube e conta com o apoio do interino Gustavo Bueno.

- Oswaldo vai receber uma oportunidade justa por tudo o que vem fazendo desde que chegou ao elenco profissional. Temos que dar oportunidade e agora está na mão dele. Conversei com o jogador e senti muita confiança. Ele pode ser uma grande revelação do clube.

O zagueiro iniciou sua história no clube de uma maneira pouco comum. Ele fazia a manutenção nos aparelhos de ar-condicionado do clube. Em 2010, pediu uma chance para fazer um teste e conseguiu integrar as categorias de base.

- É o primeiro jogo do campeonato e o meu como profissional. Quero começar com o pé direito, porque eu sei que se eu for mal, posso não tem mais oportunidades. Tudo tem de dar certo.

Com o acerto do Sport com técnico Marcelo Martelotte, Oswaldo disse que terá de trabalhar dobrado.
- Todos estão procurando ter a confiança do novo treinador. Ele não me conhece e eu tenho de mostrar serviço para que ele conheça meu trabalho e tenha confiança em mim.

Jogadores do Sport são agredidos em protesto de uniformizada do clube

 O embarque do Sport para a Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira, foi marcado por agressão a parte dos jogadores. A equipe se preparava para seguir viagem para a partida de estreia na Série B do Brasileiro, que acontece sábado, contra o Icasa, quando foi surpreendida por um grupo de uma torcida uniformizada do clube. Houve tumulto e agressão aos atleta logo após a chegada ao aeroporto.

Assim que os jogadores desceram do ônibus do clube, um aglomerado de cerca de 30 torcedores se dirigiu à porta do veículo e iniciaram um protesto. O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro foi o primeiro a descer e foi cercado por alguns torcedores. P atleta foi agredido. Logo após o incidentes, os jogadores tiveram que voltar para o ônibus. Depois disso, um grupo que liderava o protesto afirmou que não haveria mais agressões.

Ao tentar descer do ônibus mais uma vez, o volante Welton e o atacante Jonathan Balotelli também foram cercados. Apenas dois seguranças do Sport estavam presentes e tentaram conter a confusão, mas sem sucesso. Um segurança do aeroporto precisou acionar a Polícia Militar.

Logo após a chegada dos policiais, os torcedores fugiram por outra porta e saíram todos em um ônibus alugado pela uniformizada. As informações foram confirmadas pelo diretor de futebol do clube, Marcos Amaral.

- Eu entrei em contato com o supervisor do clube, Edmilson Santos, que me afirmou tudo. Houve uma confusão muito grande com torcedores da Torcida Jovem do Sport. Alguns atletas foram agredidos e já entramos em contato com o coronel Adelson Wanderley (gerente de futebol) para que o Sport tome as medidas cabíveis. Isso já foge ao futebol. Agora é uma questão jurídica.

A uniformizada afirmou, numa rede social, que alguns componentes estiveram presentes no  Aeroporto dos Guararapes e "cobraram um comprometimento para  o acesso".

Martelotte pede que nenhum atleta do Sport seja dispensado sem o seu aval

A transferência do ex-tricolor Marcelo Martelotte para o Sport era o que a diretoria rubro-negra planejava. A reunião com o novo comandante foi longa e o contrato foi firmado ainda na madrugada. O diretor de futebol Marcos Amaral afirmou que o perfil de Martelotte é o procurado pelo Leão.

- Eu falei que tínhamos a relação de alguns nomes e nós fizemos um enxugamento. O nome mais indicado era de alguém que conhecesse bem o nosso elenco e que tivesse o perfil do Sport, além de conhecer bem a Série B e competições mais aguerridas. Optamos por contactar Martelotte. Já tínhamos sido procurados por uma pessoa que nos ofereceu ele antes.

Apesar da longa reunião, nenhuma contratação foi sugerida pelo novo treinador e nem pela direção.

- Eu tive uma reunião de cerca de três horas com Marcelo. Só falamos sobre contrato e sobre o que nós esperamos. Não tratamos sobre nenhum jogador. Mas, todo bom jogador que esteja em nossas condições e que seja bom, vamos querer.

Ainda em relação a atletas, Martelotte fez um pedido. Segundo Marcos Amaral, o novo técnico solicitou que nenhum jogador do atual elenco fosse dispensado sem antes passar pela sua avaliação.

- Marcelo vai se encontrar com a delegação em Juazeiro do Norte e será integrado lá. Ele pediu para que nenhuma situação com os nosso atletas fosse definida até ele observar de perto e dar a sua contribuição.

Naldinho e Bileu

Apesar do técnico Marcelo Martelotte pedir que novos nomes não sejam fechados e nem dispensados ainda, a diretoria do Sport pensa em duas situações que envolvem volantes: A primeira, é a de Naldinho, que pertence ao rubro-negro e está voltando após um empréstimo ao São Bernardo-SP.

- Naldinho está voltando até antes mesmo do contrato dele com o São Bernardo acabar. Isso porque ele tem uma contusão leve e está tratando aqui no clube. Mas, antes de pensar se vamos integrá-lo ou emprestá-lo novamente, vamos ouvir o Martelotte.

O outro volante é Bileu, que joga no ABC-RN, equipe que eliminou o Sport da Copa do Brasil. Segundo Marcos Amaral, o jogador já vem sendo observado há algum tempo.

- Estamos observando o Bileu, sim. Ele está em uma lista nossa não é de agora e sim desde o Campeonato Potiguar. Estamos observando outros três nomes do futebol do Rio Grande do Norte. Mas, não há nenhuma negociação.

Novo técnico do Sport traça primeira meta: 'Tem que ter atitude em campo'

 Marcelo Martelotte está de mudança. O novo endereço não é tão distante assim: A pouco mais de cinco quilômetros do Arruda. É na Ilha do Retiro, rival do Santa, que o ex-coral vai continuar seu trabalho. Mas, ainda na antiga casa, depois de acertar os últimos detalhes da rescisão contratual, Martelotte falou das expectativas em comandar o Sport.

O treinador também já defendeu o Sport como atleta. Depois de atuar como goleiro pelo Santa Cruz em 1993 e 1999, migrou para a Ilha do Retiro em 2000. O panorama e os desafios são outros da época em que era jogador, mas o técnico se mostra confiante.

-  Vou acompanhar o jogo de estreia do Sport, contra o Icasa. Vou falar pela primeira vez com o grupo lá. Tenho em mente que vai ser um grande desafio comandar o Sport, porque outros objetivos estão a caminho. O Santa Cruz está com um caminho bom para conseguir o acesso que tanto desejo.

O novo treinador rubro-negro sabe o que é preciso para oxigenar o Sport. No discurso, Martelotte está afiado.

- É claro que o Sport precisa de mudanças pontuais, mas vamos trabalhar para que o time tenha atitude dentro de campo. O Sport tem que se impor dentro de campo, porque a Série B é muito difícil. A diretoria também está ciente do projeto.

Algumas peças no elenco rubro-negro são conhecidas de Martelotte.O técnico diz saber como lidar com os atletas do grupo.

- Conheço Maurício, que comandei nas divisões de base do Palmeiras. Também Tobi e Felipe Azevedo. São jogadores de qualidade, assim como vários no elenco do Sport. Sabemos da qualidade e do potencial que o grupo atual possui.

Apesar de trocar o Santa Cruz por seu maior rival em um momento em que estava em alta - Martelotte foi eleito o melhor técnico do Campeonato Pernambucano de 2013 - ele acredita que deixou as portas abertas no Arruda.

- Estou acertando minha saída, mas tudo de uma maneira bem saudável e tranquila. Acredito que estou deixando as portas abertas aqui até pelo trabalho que nós fizemos, ganhando títulos. A direção do Santa Cruz entendeu a situação.

Recém-chegado na Ilha, Martelotte já vai promover mudanças no elenco do Sport

O técnico Marcelo Martelotte esteve na manhã desta sexta-feira no Arruda. Era hora de despedida. Veio conversar, mais uma vez, com a diretoria de futebol coral e esclarecer os motivos pelos quais aceitou o convite para dirigir o Sport na Série B do Campeonato Brasileiro.

A partir deste sábado, o técnico que levou o Santa Cruz ao título pernambucano de 2013 tem novo endereço. No primeiro contato de Martelotte com o time rubro-negro ele será apenas espectador. Vai à Juazeiro assistir ao jogo de estreia do Leão diante do Icasa, amanhã. A equipe vai ter o comando provisório de Gustavo Bueno, amigo de Marcelo Martelotte e um dos articuladores de sua ida para o clube da Praça da Bandeira.

No domingo, Marcelo já estará comandando o primeiro treino na Ilha do Retiro. Antes mesmo de assumir a prancheta, ele avisa que mudanças serãos feitas em caráter de urgência. "Saídas e chegadas no futebol sempre vão existir. É normal. Precisamos sim é resgatar o grupo e fazer algo semelhante que foi feito no Santa Cruz. Trazer a alegria de volta ao torcedor do Sport", adiantou o novo comandante leonino.

Martelotte assinou contrato de um ano com o Sport. Diz que trocou de endereço no Recife, sobretudo, pelo desafio profissional. Mas também explicou que a proposta financeira pesou na hora do acerto. "Não sairia do Santa Cruz, que vai brigar pelo título da Série C, se não tivesse o propósito de conquistar o acesso com o Sport. É isso que nos move. Vamos precisar reestruturar o time. Vai ser uma nova proposta. Um desafio que a gente está preparado", acrescentou o carioca, de 44 anos, mas que desde pequeno foi criado na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo.

A transação envolvendo a saída de Marcelo Martelotte do Santa Cruz foi concretizada em menos de dois dias. A primeira conversa com o diretor de futebol do Sport, Marcos Amaral, teve início na última quarta-feira. "Na madrugada desta sexta-feira é que fechamos tudo. Por volta da 1h30, o contrato foi assinado. Foi realmente tudo rápido. Não tive tempo de me despedir de todos. Alguns atletas que tenho o celular, como é o caso do Luciano Sorriso, falei e pedi que repassassem meu abraço. Pelo trabalho que fiz aqui no Santa Cruz tenho certeza de ter deixado as portas abertas", comentou Martelotte, que dirigiu o time coral por quase seis meses.

Marcelo Martelotte é o novo técnico do Sport


O Sport acertou com o novo treinador na madrugada desta sexta (24). Marcelo Martelotte foi o escolhido para comandar o Rubro-negro no Campeonato Brasileiro da Série B de 2013. O técnico será apresentado na próxima segunda-feira, na Ilha do Retiro.

Marcelo Martelotte já acompanhará a estreia do Leão no Brasileiro, entretanto a equipe será comandada pelo técnico interino Gustavo Bueno. O Sport enfrenta o Icasa-CE, no estádio Romeirão, em Juazeiro. O duelo será no próximo sábado, às 16h20.

O treinador estava no comando do Santa Cruz e foi eleito o melhor técnico do Campeonato Pernambucano. Marcelo Martelotte também treinou o Ituano-SP, em 2012. O novo comandante leonino foi assistente de Muricy Ramalho, no Santos, em 2010 e 2011.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sérgio Guedes deixa o comando do Sport

 Sérgio Guedes não é mais o técnico do Sport. O comandante foi comunicado na noite desta quinta-feira (22). O Rubro-negro vem de quatro derrotas consecutivas e em jogos decisivos. O coordenador técnico do clube, Gustavo Bueno, vai assumir a equipe interinamente.

O treinador entrou em comum acordo com a diretoria rubro-negra após avaliarem o desempenho do Leão nas últimas partidas."Conversamos com o treinador e decidimos que era a hora de mudar. Gustavo Bueno assumirá o time na estreia do Campeonato Brasileiro da Série B e permanecerá até encontrarmos outro nome", disse o executivo de futebol do clube, Marcos Amaral.

 Foi a segunda passagem do treinador pelo Sport. Na primeira, no fim de 2012, Sérgio Guedes quase evitou o decesso para a Série B. Deixou a Ilha do Retiro com um rebaixamento, mas com a sensação de um trabalho bem feito.

 Nesta última passagem, o técnico chegou ao clube na metade de março, após a demissão de Vadão. O Sport havia sido eliminado da Copa do Nordeste. Sérgio Guedes estreou contra o Petrolina, com um empate por 2x2.

 Desde aquele empate no sertão pernambucano até esta quinta (22), Sérgio Guedes teve um rendimento de 50% à frente do Sport. Dos 12 jogos, foram cinco vitórias (Náutico, Belo Jardim, Chã Grande, e Ypiranga duas vezes), três empates (Petrolina, Ypiranga e Santa Cruz) e quatro derrotas (Santa Cruz duas vezes e ABC-RN outras duas).

Nunes aceita cobrança e crê em melhora

Apesar da estreia, o atacante Nunes se colocou "no bolo" de culpados após a desclassificação do Sport. O atacante foi crítico com sua atuação. "Eu me coloco junto como um dos culpados. Não importa se só joguei esse jogo. Fiz o primeiro treino no sábado. Estava há uma semana e meia parado, mas, a pedido do treinador, eu tentei ajudar. Me movimentei lá na frente. Fiz o que pude. Não foi a estreia que sonhava", revelou.

"Eu corri bastante. Batalhei. Nos 15 minutos finais, eu cansei. Acabei errando alguns passes. Isso é normal. Nós começamos muito bem o jogo. Fizemos logo um gol. Mas, depois, o atleta deles acertou uma bola no ângulo e isso abalou um pouco o time. Depois, nos reencontramos. Ficamos na frente de novo, mas ai vieram dois gols e a gente acabou eliminado", disse a nova esperança de gols do Sport.

Apesar da nova decepção, o atacante crê que o time não pode perder o foco e jogar "tudo para o alto" em virtude da eliminação, apesar do péssimo momento "A gente não pode achar que está tudo errado. Temos já uma nova competição no sábado e temos que levantar a cabeça. A gente sabe que o nosso momento não é bom. Ninguém aqui é hipócrita. Não quero falar do passado porque não estava aqui. Quero falar dessa partida em diante. Não tem como pedir paciência à torcida. Ele tem que cobrar se tiver que cobrar" frisou.

A torcida do Sport, cada vez mais, vem demonstrando sinais de impaciência e frustração com a oscilação do time. Segundo Nunes, a cobrança tem mesmo que ocorrer. "Minha vontade é de jogar dentro de casa para dar uma vitória que a torcida vem merecendo. Pressão a gente vai sofrer dentro e fora de campo. A gente tem que aprender a lidar essa cobrança e dar a volta por cima. Tenho certeza que lá na frente a gente vai comemorar esse acesso,", finalizou.

Jogadores do Sport não escondem abatimento com eliminação

O abatimento tomou conta dos jogadores do Sport após a derrota para o ABC, por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, e a consequente eliminação ainda na segunda fase da Copa do Brasil. Chateado pela atuação da equipe, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro lamentou os erros de marcação da equipe e disse que faltou tranquilidade ao Leão.

- Começamos bem o jogo, mas acabamos levando um gol e sentimos um pouco. Aí, tentamos buscar o resultado e abrimos os espaços. Mas não podemos baixar a cabeça. Temos que nos reerguer.

Triste pela atuação, o zagueiro Aílson disse que faltou ritmo de jogo. Mas reconheceu que a defesa não teve uma boa noite.

- Estava há muito tempo sem jogar e acabei sentindo um pouco. Mas não vou ficar buscando desculpas. Não tivemos uma boa atuação e acabamos sendo eliminados. Mas temos que pensar para frente.

Já para Jonathan Balotelli, o Sport não pode baixar a guarda. O jogador acredita que a equipe precisa se concentrar na estreia da Série B, contra o Icasa, no próximo sábado, no Romeirão.

- Ninguém queria a eliminação, mas aconteceu. Não podemos baixar a cabeça, pois o ano ainda está na metade e temos a Série B pela frente. Vamos tentar subir para a elite e devolver a alegria para a torcida.